#ficadica 14jan

10 dicas de limpeza que toda noiva deve saber!

Postado por Marcela Paim

Olá meninas, tudo bem?

Se tem uma coisa que a gente ama por aqui são dicas fresquinhas de como melhorar a organização e a limpeza da casa!

Mesmo que você tenha alguém para te ajudar no dia-a-dia tem sempre uma hora que arregaçamos as mangas e vamos em frente…principalmente quando temos imprevistos ou algo para resolver!

Essas dicas são super simples de fazer para evitar pequenas coisinhas que atrapalham na organização do lar e vão deixar sua vida muito mais fácil.  Vamos lá! rs

Captura de Tela 2016-01-14 às 22.48.14

1- Ganhando tempo e evitando a bagunça generalizada!

Para ganhar tempo e evitar que a bagunça se instale, sempre coloque no lugar aquilo que foi usado. Conte com a ajuda de quem mora com você para fazer dessa atitude um hábito! Prometemos que será mais rápido e menos doloroso manter tudo no seu devido lugar…(ou quase tudo, vai?!) Não adie a faxina: nunca deixe para depois a arrumação que pode fazer agora, porque certamente o serviço acumulará. Também determine sempre um dia para trocar a roupa de cama, toalhas e o lixo! Sua saúde agradece!

2- Sujou?! Lave na hora!

Se for na roupa e estiver em casa corra e passe um pouquinho de água morna com vinagre branco na região! {A mancha vai embora!}

Outra opção seria retirar a roupa e colocar o seu tira manchas favorito em cima da mancha e deixar agir pelo tempo recomendado na embalagem (normalmente 5 a 10 min) e depois enxaguar a peça na mão ou na máquina!

Para as meninas mais práticas e que tem “acidentes” mais frequentemente …rs indicamos andar na bolsa com uma canetinha tira manchas (encontradas em lojas de departamento e supermercados). Elas podem te tirar de grandes saias justas! 😉 Essas canetinhas servem para manchas de alimentos secos, chás, sucos, molhos, azeite, refrigerantes, caldas de chocolate e diversas outras coisas, sem precisar de enxague! Existem várias…mas super recomendamos essa aqui de baixo da Tide! Uma mão na roda!

ec16

(Para saber mais você pode entrar no site da Tide)

3 – Cuidando dos pisos e tapetes!

Para limpeza de pisos de mármore e porcelanato, uma dica seria polvilhar sal fino sobre a sujeira e depois aplicar água oxigenada na proporção para cobri-la, formando uma pasta. Em seguida, retire essa pasta com auxílio de papel toalha.

Para os pisos de madeira, use uma solução de 200 ml de água e 10 gotinhas de alvejante para uma mancha de cinco centímetros de diâmetro. Aplique cera {para piso de madeira} após o local estar seco para finalizar.

Para higienizar o tapete, primeiro retire o excesso do líquido derramado com uma toalha de papel. Depois limpe com uma solução de água morna e sabão em pó, aplicados com pano ou escova macia, delicadamente. Leve-o à lavanderia no dia seguinte para finalizar a limpeza! 🙂

4 – Vamos deixar as panelas “brilhando”!

Para deixar as panelas e o fogão bem limpos, substitua o detergente líquido pelo sabão em barra – aquele muito usado no “tempo das avós” e ainda comercializado em supermercados.

Sabao em Barra Ype com 5

(os sabões em barra além de super eficazes apresentam menor impacto ambiental!)

 

5 – Cheirinho de limpeza!

Se depois de fazer o jantar os seus utensílios de cozinha estão com cheiro de alho ou cebola, o truque é passar cenoura ou batata crua nos talheres.

Agora se o cheiro ficou nas suas mãos, esfregue os dedos com um pouquinho de sal grosso e lave em água corrente com o seu sabonete favorito!

Para retirar o odor forte que fica na geladeira, o truque é colocar um pires com um pouco de fermento em pó para absorver os odores e voilá!

6 – Limpando com potência!

Para dar um up do sabão em pó acrescente três colheres de sopa de bicarbonato de sódio para a medida habitual de sabão em pó que você usa na máquina de lavar. O produto ajuda a aumentar a eficiência do detergente para roupas e elas ficam ainda mais limpinhas!

7 – Amaciando o guarda-roupa!

Como substituto para o amaciante, coloque na água de enxague das roupas cerca de 200 ml de vinagre branco para uma máquina com capacidade para oito quilos. O vinagre deixa a roupa macia e não interfere no cheiro do sabão em pó que foi utilizado. Ou seja, roupas macias e cheirosas ! #muitoamor

8 – Bem engomadinha!

Se você quer passar bem uma camisa e deixar os punhos e gola engomados, passe ou borrife levemente sobre o tecido o produto para engomar (encontrado em supermercados), posicione um lenço ou pano branco sobre o local e passe devagar o ferro. O uso de um lenço ou pano evita que o tecido fique amarelado pelo uso da goma. O processo serve também para fazer a vira do lençol

como-passar-lencol

 

9 – Espelho, espelho meu!

Nada de abrasivos: para a limpeza de espelhos, passe um pedaço de jornal, sem muita pressão, para não riscar. O espelho ficará brilhando! Também existem produtos próprios para limpeza de espelhos como os limpa vidros e os próprios sabões e detergentes neutros ou um paninho de microfibra com álcool! Se você não tiver nenhum desses produtos em casa, pode usar uma colher de vinagre diluída em 5 litros de água morna. Após o uso, passe o papel toalha ou um pano seco para finalizar!

10 – Deixando os metais do banheiro um brinco!

Primeiro você vai limpar os metais do banheiro como você gosta e costuma fazer. E por fim você vai pegar um paninho e vai pingar algumas gotas de óleo de bebê. Passe um pano seco para tirar o excesso! Sério gente, o resultado fica incrível! O óleo além de dar brilho, tira aquelas manchinhas que ficam no inox e ajuda a não manchar facilmente até a próxima limpeza!

Espero que vocês tenham gostado das dicas!

Se você conhece mais dicas como essas, comente aqui embaixo para dividir com a gente!!! 🙂

Um super beijo e até a próxima!

 

 

 

Bjs, Marcela Paim