#ficadica 03abr

Dicas para afastar a TPM!

Postado por Marcela Paim

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Mais de 80% das mulheres apresenta algum sintoma relacionado à TPM ! A alimentação faz uma diferença enorme nisso tudo. É através dela que o corpo vai produzir as substâncias que fazem a mulher se sentir melhor nesses dias (e durante o mês inteiro). Mas não adianta deixar para comer direito só quando a TPM chegar; o cuidado com a saúde tem que acontecer o mês inteiro. Veja como é fácil:

1 – COMA MAIS FIBRAS: Cereais integrais, barras de granolas, frutas e verduras com casca sempre que possível). Além de darem uma força pro intestino, diminuem as mudanças de humor porque melhoram nossa produção de serotonina e outras substâncias;

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2 – DÊ UM CORTE NAS GORDURAS SATURADAS E TRANS: evite leite integral, manteiga, bacon, frituras, carnes gordurosas, folheados e tudo o mais que tiver gorduras “ruins” em excesso;

3 – ÔMEGA-3 SEMPRE: Ele ajuda muito a aliviar o estresse e os sinais mais depressivos. Uma ótima fonte é a linhaça, por exemplo;

4 – MANERE NO SÓDIO: Presente no sal e em produtos artificiais comoos macarrões instantâneos convencionais, molhos artificiais e até adoçantes artificiais (à base de ciclamato de sódio e sacarina sódica), ele favorece o inchaço das pernas e a irritação que muitas mulheres sentem nesta época do mês;

5 – AMIGOS DO BEM-ESTAR: Alguns nutrientes são essenciais para o corpo produzir a serotonina, que tende a faltar na TPM: magnésio (presente nas hortaliças de folhas verdes e soja), vitamina B6 (das nozes, cereais integrais, banana, abacate, laranja, tomate, maçã), vitamina E (do gérmen de trigo, gergelim), zinco (dos grãos integrais) e triptofano (na banana, aveia, grão de bico e cacau);

6 – EVITE AÇÚCAR E REFINADOS, à base de farinha branca (como farinha, pães e arroz branco). Eles roubam energia do corpo, geram cansaço e desânimo. Prefira os integrais (frutas com casca, verduras, cereais integrais, granolas, massas e biscoitos integrais, etc);

7 – SE AS FIBRAS NÃO RESOLVEREM O INTESTINO, uma boa alternativa são as FRUTAS LAXATIVAS (mamão, ameixa). E não se esqueça de beber pelo menos 1,5 litro de água por dia;

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8 – MELHOR NÃO TOMAR NADA COM CAFEÍNA nos dias de TPM. Café, chá preto, mate e bebidas à base de colas têm metilxantinas que aumentam a ansiedade e a instabilidade emocional nesses dias. Uma boa DICA PARA SUBSTITUÍ-LOS: CHÁS CALMANTES: erva-doce, camomila, erva cidreira, passiflora e melissa;

9 – COMA A CADA 3 HORAS (5 a 6 refeições leves por dia). Isso ajuda a manter a disposição e o bom-humor;

10 – CIGARRO E BEBIDAS: nem entre nessa. Eles deprimem e podem causar uma série de doenças;

11 – NÃO VALE FICAR PARADA! Atividade física regular ajuda a diminuir as cólicas menstruais e melhoram o humor, por aumentar a liberação de endorfinas;

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12 – EQUILIBRE LAZER E OBRIGAÇÕES DO DIA-A-DIA: Assim você evita o estresse e situações desagradáveis que possam parecer “fora do controle” na TPM.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário para sabermos a sua dúvida e se você já segue essas orientações! <3

Bjs, Marcela Paim