#ficadica 29nov

1O ESTRATÉGIAS QUE DERAM CERTO

Postado por Marcela Paim

Hoje eu vim compartilhar com vocês 10 estratégias que deram certo no processo de emagrecimento das noivas que já passaram pelo programa Noivas na Medida e que validamos serem bons aliados para chegar ao seu objetivo.

Sabemos que não é nada fácil você conseguir seguir de forma linear um processo de perda de peso, mas mais do que tudo, temos que ter em mente qual a nossa meta (realista) e por quais razões estamos fazendo aquilo. Dessa forma, fica mais fácil seguir adiante mesmo nas horas difíceis.

Então vamos às dicas?!

1. ESTABELEÇA METAS A CURTO PRAZO

Quando você pensa no seu objetivo final de perda de peso, sejam 10, 20, 30 ou mais quilos, parece ser distante e mais do que isso, impossível de ser alcançado. Para driblar esse pensamento, crie desafios semanais ou quinzenais, como eliminar 1 a 2,5 kg, e quando você vê, já se foram 10kg, mas no seu ritmo.

2. ENVOLVA OUTRAS PESSOAS NO SEU PROJETO

Ter alguém para dividir o seu processo pode ser um grande aliado. Seja um profissional capacitado, uma amiga ou mesmo sua família. Quando você tem alguém para dividir as angústias, dificuldades e vitórias, tudo parece mais leve e possível. Se tiver alguma amiga no mesmo processo que você, tente criar o compromisso de treinarem juntas ou dividirem o que comeram no dia. Ter que mostrar para alguém te faz pensar duas vezes antes de dar aquela escapulidinha.

3. REGISTRE SUAS REFEIÇÕES COM FOTOS

A imagem dos alimentos é armazenada e memorizada pelo cérebro, e segundo pesquisas, pode ajudar a promover a saciedade do indivíduo. Além disso, você terá controle do que comeu e também uma visão geral sobre as quantidades que está consumindo. Afinal, teremos tudo registrado!

4. PREVEJA POSSÍVEIS RECAÍDAS

No início do processo de emagrecimento, principalmente, tente organizar suas refeições do próximo dia na noite anterior, garantindo ter sempre com você opções saudáveis para serem consumidas no horário da fome e também locais bacanas para as principais refeições se você não costuma comer em casa. Se você (ou alguém da sua casa) que for preparar essas refeições, prepare a lista de compras de acordo com o seu cardápio da semana para evitar ter tentações na sua cozinha ou dispensa.

5. LEIA O RÓTULO DOS ALIMENTOS

Muitos produtos parecem inofensivos, mas na verdade são altamente calóricos ou prejudiciais à saúde. Hoje em dia, vemos muitos rótulos de “light” ou “diet” e na verdade eles contém vários ingredientes não desejados. Destrinchar as informações nutricionais é a melhor forma de não cair em uma cilada sem saber.

6. COMEMORE PEQUENAS VITÓRIAS

Tanto faz se foram 1, 10 ou 6 quilos em um mês. Qualquer grama perdida é um sinal de muita força de vontade, esforço e dedicação. Só não vale se dar de presente um chocolate, certo? Sugerimos fazer uma lista de recompensas do bem: uma ida ao cinema, uma blusa nova, uma viagem em família, um dia no spa ou aquele corte de cabelo, enfim, coisas reais e possíveis para você se presentear ao chegar as suas metas – aquelas mesmas que falamos que seria legal você ter, sejam quinzenais ou semanais.

7. TENHA UMA BALANÇA E UMA FITA MÉTRICA

Não tratar esses objetos como inimigos é um GRANDE PASSO. Mas também não queremos que você fique na “neurose” de se pesar diariamente pois sabemos que seu peso vai variar por diversos fatores. Então que tal criar um dia da semana em que serão feitas suas medidas e pesagem? Essa pode ser a chave para você poder registrar seu sucesso e se incentivar muito mais.

Só um OBS importante: muitas vezes o seu peso pode não mudar se você está ganhando músculo e substituindo a gordura existente, então a solução é um profissional com uma balança de bioimpedância e conferir sempre as medidas para ver a diferença. Pois 1 kg de músculo ocupa menos espaço do que 1 kg de gordura! 🙂

8. NÃO DEIXE QUE OS DESLIZES TIREM SEU FOCO

Errar é humano, insistir no erro é que não dá. Mas acontece. Portanto, se você comeu algo que não deveria pelo seu planejamento, não deixe que isso te desanime. Corra atrás do prejuízo, volte a seguir o plano na próxima refeição e intensifique a quantidade de água e exercícios. Nada de deixar para o dia seguinte já que você já saiu do planejado naquele dia.

9. ENCHA O PRATO DE SALADA

Começar a sua refeição com um prato de salada ou deixar ela predominar no seu prato principal, te deixará mais saciada para os outros alimentos, evitando que você exagere nas quantidades.

10. COMPARTILHE SUAS MUDANÇAS DE HÁBITO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS OU BLOG

Exibir o seu plano alimentar, exercícios e motivações nas redes sociais, além de trazer um grande engajamento, te trás uma porção de palavras de incentivo. A gente passa o dia todo sendo influenciado e trazer um pouco disso para o bem não tem nada de errado. Se você tem vergonha ou não quer misturar isso com as suas redes particulares, tem algumas redes sociais feitas para quem está nessa missão “fitness” e lá você se sentirá em casa em compartilhar esse tipo de conteúdo. Que tal dividir seu dia com outras pessoas que estão com o mesmo foco que você?

Espero que goste das dicas! Depois me conta o que você já faz e o que vai incluir no seu processo de emagrecimento para turbinar os resultados.

Bjs, Marcela Paim