Lifestyle 29jun

7 maneiras de controlar a ansiedade

Postado por Marcela Paim

Você já se viu sentindo um frio na barriga que não consegue controlar? Ou suando pelas mãos? com o coração acelerado? Sentindo medo o tempo todo? Ou sem conseguir dormir pensando em algum problema ou no dia seguinte? Já se viu comendo compulsivamente sem saber por que? Ou roendo unhas? Isso tudo pode ser causado pela ansiedade.

A ansiedade pode ser considerada o novo mal do século. E encontramos pessoas de todas as idades e estilos de vida sofrendo deste mal.

Mas os eventos que já causam um estresse acima do normal, como os casamentos, gravidez, formaturas, entre outros, aumentam exponencialmente a chance de gerar uma ansiedade acima do normal.

Vamos então te ensinar 7 maneiras de lidar com a ansiedade:

1. Converse

Pessoas que conversam e tem grupos sociais, tem menor chance de desenvolver ansiedade. Que tal marcar um passeio ao ar livre com os amigos, ou convidar todos para jantar na sua casa? Pode ser uma forma de se distrair também e conseguir pensar em outros assuntos.

2. Escute Música

Suas músicas favoritas vão te ajudar a relaxar e te deixar mais feliz, graças aos hormônios em nosso organismo. Crie uma playlist no Spotify ou em algum player e utilize sempre que estiver começando a ficar mais ansioso.

3.  Escreva

Escrever ajuda a colocar os sentimentos para fora e ajuda nos sintomas da ansiedade. Além disso, quando você escreve redireciona os problemas e preocupações. Pode ser uma boa idéia criar um blog anônimo ou mesmo um diário para ajudar nesse processo.

4. Respire

A ansiedade aumenta a frequência cardíaca e também pode mudar o ritmo da sua respiração. Então exercícios como Yoga e a meditação, podem ser de grande valia para ajudar com isso. Agora até no celular existem aplicativos que disponibilizam meditações guiadas que podem ser feitas em qualquer lugar praticamente.

5. Movimente-se

Faça exercícios físicos regularmente! Eles te ajudam e muito a manter os níveis de ansiedade controlados e também com a liberação da endorfina e serotonina, trazem uma sensação de felicidade para o seu dia.

6. Vá para o sol

Tem alguns estudos que mostram que tomar sol alivia a ansiedade e até a depressão. Apenas esforce-se para sair de casa, no sol, e lide com seus problemas num ambiente ensolarado em vez de dentro de casa um num espaço escuro. Seus problemas não parecerão tão ruins caso você lide com eles enquanto sente o sol batendo no seu rosto, prometo! Sem falar na Vitamina D, né?

7. Saia da Rotina

Faça algo diferente de vez em quando! Divirta-se com seus amigos, faça um novo caminho, aproveite o tempo com você mesma, tire um tempo do seu dia para você.

 

Então, comece agora e siga essas dicas para deixar a ansiedade de lado e aproveite cada segundo dos preparativos do casamento! Combinado? Não é fácil, mas faça um pouquinho a cada dia e sua vida vai mudar!

Depois me conta nos comentários se você está sofrendo com a ansiedade e se já testou fazer alguma dessas coisas para ficar mais tranquila!

 

Bjs, Marcela Paim