#ficadica 06ago

Alfarroba: o chocolate que não engorda?

Postado por Marcela Paim

Você conhece a Alfarroba? Muita gente define ela como o chocolate que não engorda. Será que é verdade?

alfarroba

A farinha da alfarroba é muito usada na substituição do cacau, no entanto, possui uma grande diferença quanto a quantidade de açucares e gordura. O cacau possui um alto teor de gordura que chega aos 23%, enquanto a alfarroba apenas 0,7%. Em contrapartida, o cacau possui 5% de açúcar, enquanto o alfarroba fica entre 38% e 45% de açúcares naturais como a sacarose, glicose e frutose. Ao contrário do cacau, a alfarroba não possui elementos alergênicos ou estimulantes como a teobromina e a cafeína.

Benefícios da alfarroba
Com um valor nutritivo elevado, o alfarroba possui muitas vitaminas. Entre elas, está a vitamina B1 e a vitamina B2, responsáveis por melhorar o funcionamento do sistema nervoso, dos músculos, do coração, da atitude mental e do raciocínio. Além disso, é rica em vitamina A, cálcio, magnésio, ferro, potássio e sódio.

Com uma grande quantidade de fibras naturais, seu consumo ajuda ainda a melhorar o funcionamento do intestino e a proteger a mucosa do órgão, reduzindo a incidência de diarreias, desordens nutricionais e úlceras. Ainda devido à quantidade elevada de fibras, ajuda a combater o colesterol alto e os níveis altos de triglicerídeos, além de controlar a glicemia. Possui ainda propriedades antioxidantes, sendo dessa forma eficaz no combate aos radicais livres e às doenças crônico-degenerativas.

Possui propriedades laxante, saciante, adstringente, afrodisíaca e reguladora da glicemia, trazendo ainda benefícios para quem está seguindo uma dieta e busca do emagrecimento.

Encontraremos à disposição um bom número de produtos com alfarroba. Além da farinha, temos alfarroba em pó, barrinhas, tabletes e bombons de chocolate, creme de alfarroba com avelã, entre outros.

Há também algumas docerias que vendem bolos, crepes e algumas sobremesas que utilizam a alfarroba em substituição ao chocolate comum em suas receitas, como uma opção a mais para sua clientela.

alfarroba em creme de avelã

alfarroba-com-coco

alfarroba em barra

 

Para te ensinar uma maneira deliciosa de usar a Alfarroba, vamos te ensinar hoje a #RECEITINHA do Brownie de Alfarroba! Vamos lá:

Ingredientes:

½ xícara (chá) de biomassa de banana verde (temperatura ambiente)

¾ xícara (chá) de alfarroba em pó

1½ xícara (chá) de farinha de arroz (ou fécula de batata)

½ xícara (chá) de Castanha-do-Pará em pedaços

1½ xícara (chá) de leite de coco

½ xícara (chá) de açúcar demerara

1 pitada de sal marinho

2 ovos orgânicos

1 colher (chá) de fermento químico

3 colheres (sopa) de óleo de coco

Preparo:
Bata todos os ingredientes em um liquidificador ou processador de alimentos

Coloque em uma forma, untada com óleo de coco e farinha de arroz

Leve ao forno, pré-aquecido a 180°C, por aproximadamente 25 minutos

Espere esfriar e corte em quadrados e decore com castanha do pará em pedacinhos

alfarroba
Brownie de Alfarroba com Biomassa de Banana Verde – #receitinhanoivasnamedida

Se você fizer essa receita, poste nas redes sociais com a #receitinhanoivasnamedida e marque a gente! Vamos adorar saber!

Bjs, Marcela Paim