#ficadica 17abr

Benefícios da água para emagrecer!

Postado por Marcela Paim

A água é uma autêntica fonte de saciedade natural. Muitas vezes achamos que aquela sensação de vazio no estômago é fome, o que não é totalmente falso, mas podem estar acontecendo outras coisas nesse processo. A água ingerida ao longo da refeição e misturada aos alimentos, aumenta o volume do bolo alimentar e cria uma distensão no estômago e uma sensação de plenitude que são os primeiros sinais de saciedade.

beber-agua-noivas-na-medida

Essa é uma razão a mais para se beber água à mesa, mas a experiência prova que esse efeito de saciedade também funciona fora dos períodos de refeição. Além disso, a água gelada antes das refeições faz o corpo trabalhar mais e ajuda ainda a queimar mais calorias {Alou metabolismo…vamos acelerar!}.

É importante enfatizar que a sensação no estômago e às vezes na cabeça, de que estamos com fome fora de hora, pode ser sinal de desidratação, e é neste momento que devemos ingerir água para hidratar o organismo.

emagrecer-água-noivas-na-medida

Confira mais benefícios da água para o seu corpo e para o seu processo de emagrecimento:

1Facilita a digestão

A água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo), da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.

2Combate o inchaço

Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células. Mas com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio, responsável pelo inchaço.

3Reduz infecções

Ao se manter hidratado, você garante que seu corpo será bem nutrido pelo sangue. A água melhora a absorção dos nutrientes. É o sangue, também, que transporta minerais, como o ferro, importante para fortalecer as defesas do organismo.

4Melhora o desempenho na atividade física

O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares “ficam hidratadas”, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.

5Desintoxica e previne a celulite

Grande parte das toxinas é expulsa do organismo por meio da urina e do suor. Além disso, a água hidrata as fezes, facilitando sua eliminação. Todo esse conjunto, aliado à alimentação saudável e à prática regular de atividade física,   previne o aparecimento de celulite.

6Ajuda a emagrecer

Isso acontece principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, no farelo de aveia. Em contato com a água as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade.

7Ajuda a regular a temperatura do corpo

A água carrega pitadas de sais minerais, como magnésio, sódio e potássio. Também ajuda a regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias não utilizadas pelo organismo.

Um time de especialistas da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, descobriu uma estratégia simples, eficiente e barata quando o assunto é perda de peso: tomar água. De acordo com o estudo, quem bebe dois copos do líquido antes de cada refeição dá menos garfadas e, consequentemente, elimina mais quilos que aqueles que abrem mão do líquido.

Ao tomarmos água, dois hormônios envolvidos no controle da saciedade, são liberados pelo estômago. São eles os responsáveis por enviar a mensagem de que estamos satisfeitos ao cérebro. Ao receber essa informação, a massa cinzenta se contentará com pratos menos fartos. Porém, para desfrutar de tantos benefícios, é necessário consumir, no mínimo, 1,5 litro por dia. Diariamente, o corpo perde de 1,5 a 2 litros de água e sais minerais por meio de suor, urina, fezes e até mesmo lágrimas. Isso precisa ser reposto para mantê-lo em forma e saudável. Então, atenção ao seu consumo diário de água, ok?

É a desidratação que faz o cérebro acionar a sensação de sede. Portanto, ela só aparece quando o corpo já está desidratado. Um modo de acompanhar isso de perto é  a cor e a quantidade de urina, que sinalizam como anda a sua hidratação. Se estiver escura e pouco volumosa, é um indício de que o corpo está com uma baixa oferta do líquido e você precisa aumentar o seu consumo hídrico.

Como sabemos, lembrar de beber água durante o dia pode ser um grande desafio para as pessoas com a vida corrida. Pensando nisso, foram criados alguns app para Android e iOS que te lembram de tempos em tempos de beber um copo de água e ainda controlam a quantidade ingerida ao longo do dia! #amamos

app-de-beber-agua-noivas-na-medida

São alguns deles:

1Beba água alarme: o app irá lembrá-la de beber água de acordo com os intervalos definidos por você. É gratuito e disponível para Android.

2Drink o-matic: você estabelece uma meta de consumo diário de água e o alarme vai tocar a cada duas ou três horas para te lembrar de consumir o seu copo de água. É gratuito e disponível para iOS.

3Drinking water: Além de despertar para beber água, contabiliza o seu consumo do dia e do mês por meio de gráficos. É gratuito e disponível para iOS.

4Hydro beba água: A calculadora deles sugere quanto de água o seu corpo necessita e este será o seu objetivo no dia. Você define peso, sexo, estilo de vida, temperatura ambiente e até a atividade física realizada para facilitar o cálculo do seu consumo diário. É gratuito e disponível para iOs.

5Água 21: Defende que se você beber água por 21 dias você vai adquirir um hábito saudável. É gratuito e disponível para iOS.

Agora que você já sabe tudo sobre como a água pode ser importante para o seu dia-a-dia e seu processo de emagrecimento, não vai deixar mais de consumir, certo? Deixem suas dúvidas nos comentários que vamos amar responder!

Bjs, Marcela Paim