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Branqueamento de vegetais

Postado por Marcela Paim

O Branqueamento de vegetais que mantêm eles vivos, com nutrientes e prontos para serem congelados.
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É uma forma de manter a praticidade de não precisar consumir um alimento todo de uma vez e conseguir ganhar tempo na cozinha! Por exemplo, uma couve-flor inteira, pode ser congelada e consumida ao longo de vários dias.

Para realizar a técnica do branqueamento de vegetais, lave bem os alimentos e retire cascas, sementes ou partes machucadas. Em seguida, corte-os no tamanho e formato desejados para o congelamento.

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O próximo passo, é colocar água para ferver em uma panela alta. Ao mesmo tempo, coloque água gelada em um refratário ou assadeira, acrescente cubos de gelo e reserve.

Quando a água da panela estiver borbulhando, mergulhe mais ou menos 1 xícara dos legumes e deixe aferventar por 2 a 3 minutos.

O período de fervura depende do que está sendo utilizado. Seguem alguns exemplos:

– 1 minuto: espinafre, mandioquinha, milho em espiga, mostarda, nabo, pimentão, vagem;

– 2 minutos: abóbora, abobrinha, almeirão, alcachofra, batata, batata doce, berinjela, beterraba;

– 3 minutos: aipo, cenoura, couve-flor, salsão, brócolis, batata baroa;

– 4 minutos: cenoura, couve-de-bruxelas

Com uma escumadeira ou espátula, retire-os da água, passe-os em água corrente potável e coloque-os no refratário com gelo até resfriarem (isso evita que continuem cozinhando e fiquem moles demais).

Vá repetindo esse processo até branquear toda a quantidade desejada. Se for necessário, coloque mais gelo na água fria.

Dica: guarde a água do cozimento para usar como base de caldos e sopas. Eles ficarão mais nutritivos e saborosos.

Branqueie vegetais para usar em saladas, molhos, sopas, pratos frios ou quentes. Antes de utilizar ou congelar os alimentos, escorra-os bem. Para saber mais como preparar a sua marmita da semana, confira aqui!

Woman cooking vegetables in kitchen

Para congelá-los após o branqueamento, coloque-os em uma assadeira, separados para não grudarem uns nos outros. Leve ao congelador e, quando estiverem firmes, conserve-os congelados em sacos plásticos (de preferência com fechamento tipo zíper) ou potes com tampa por cerca de 6 meses.

Na hora de usar, eles estarão soltos uns dos outros para que você retire apenas a quantidade necessária.

Os legumes branqueados e congelados não precisam ser descongelados antes do uso. Leve-os do congelador direto à panela.

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Bjs, Marcela Paim