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Combata a retenção de líquido com a corrida

Postado por Marcela Paim

A retenção de líquido faz parte da vida de muitas mulheres e merece cuidados específicos. E a corrida pode ser um deles. Esse incômodo é causado por diversos fatores, como falta de exercícios, excesso de sal na alimentação, roupas justas que podem dificultar a circulação, alterações hormonais, gravidez, menstruação, além de reação a altas temperaturas e uso de medicamentos como corticóides e anti-hipertensivos. Nesse artigo vamos te dar dicas para que você combata a retenção de líquido com a corrida. Vem ver.

Noivas correndo noivas na medida

É importante estar atento a esse cenário, já que a retenção de líquido pode estar ligada a outras doenças.

A retenção de líquido pode estar associada a problemas de saúde mais sérios como problemas renais, cardíacos ou hepáticos, reações inflamatórias e doenças da tireoide.

Um reajuste na rotina visando o benefício do corpo é fundamental. Os exercícios físicos são uma ótima saída. A corrida pode contribuir para evitar esse mal, assim como outras atividades aeróbicas como dança, caminhada, andar de bicicleta e até mesmo pular corda.

Os exercícios aeróbicos ou cardiovasculares que aumentem a frequência cardíaca e o ritmo respiratório são atividades que vão reduzir os líquidos retidos pois causam a transpiração.

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Mas além das atividades físicas, que funcionam como uma drenagem linfática, é preciso cuidados com a alimentação. Comer frutas e tomar bastante água para estimular a função renal e ajudar a eliminar as toxinas. Além disso, consumir um menu equilibrado com frutas, verduras e legumes, te ajuda a ter mais energia para as atividades do dia-a-dia, inclusive para fazer o exercício físico na intensidade adequada para ter os melhores benefícios.

Alguns alimentos são chaves para ajudar na retenção de líquido: o Chá de hibisco, água de coco, chá verde, pepino, salsão, broto de feijão, alfafa, cenoura, óleo de borragem, melão, frutas vermelhas, abacaxi e lima da pérsia são bons aliados nesse processo.

Receitas que podem ajudar

Ainda existem opções de refeições que podem ser feitas durante o dia, como uma salada de pepino, tomate cereja, alfafa e maçã verde, além de creme de ricota com uma pitada de mostarda. Basta picar tudo, misturar o creme de ricota e colocar na geladeira.

Outra opção mais prática para levar no dia a dia é um shake de frutas vermelhas batido com iogurte desnatado e abacaxi. Ou ainda um suco verde com folha de couve, melão, salsão, água de coco, cenoura e pepino.

É importante ressaltar que esses cuidados podem ajudar a mulher a evitar a retenção de líquido, mas é sempre recomendado o acompanhamento médico e as demais precauções necessárias, pois o incômodo pode voltar com o tempo.

shake-de-frutas-vermelhas

Fique ligada e se cuide, pois sua saúde, deve estar em primeiro lugar! 🙂

Bjs, Marcela Paim