#ficadica 15jan

Comer para estar bem: como driblar o stress pré casamento através da alimentação

Postado por Marcela Paim

Já que uma noiva tem que se concentrar em uma série de afazeres ao mesmo tempo, como lidar com a lista de convidados (eita tarefa difícil!), provas de vestido, cores de decoração e algumas decisões de última hora que sempre aparecem, hoje as dicas são de alimentos que acalmam e são super saudáveis para uma noiva feliz.

Você sabia que a sua alimentação pode te ajudar a aliviar o estresse pré casamento e a ser uma noiva mais calma e feliz? Vamos à lista!

shutterstock_521530648

Foto: Shutterstock

Peixes e frutos do mar

Diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro. Cereais integrais e chocolate (com moderação! Prefira sempre os com alta concentração de cacau) também são ótimas fontes de zinco. O selênio também pode ser encontrado no atum enlatado e na carne de peru. O alto nível de cobre presente nos frutos do mar ajuda a regular a pressão arterial. Eles também contém a vitamina B2, que ajuda a absorver outras vitaminas do complexo B essenciais para reduzir o estresse. Super recomendamos!

Carnes

Junto com os peixes e frutos do mar são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.

Além da alimentação, o esporte é fundamental! Leia também o miniguia para aprender a correr em 8 semanas: noivas na medida!

shutterstock_527919091

Foto: Shutterstock

Laranja

É um ótimo relaxante muscular, ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. Promove o melhor funcionamento do sistema nervoso. A laranja é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B. A ingestão de vitamina C inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo. Pode ser consumida em suco ou na fruta mesmo.

Castanha-do-pará

Auxilia a redução do estresse e melhora sintomas de depressão. Também é rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária recomendada que é de 350mg.

shutterstock_290008355

Foto: Shutterstock

Alface

As substâncias encontradas principalmente nos talos das folhas de alface, como a lactucina e lactupicrina, atuam como calmantes naturais. E, além disso, é um alimento super leve que você pode usar em várias saladinhas e aproveitar para ficar uma noiva na medida no vestido de noiva.

Espinafre e brócolis

Também ajudam na prevenção da depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, assim como o magnésio, o fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B, que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso. Também são ótimos para a saúde!

Saiba também: como salvar a sua dieta na época de degustações e eventos pré casamento: 6 excelentes dicas!

noivas na medida

Noivas na Medida – Foto: divulgação

 Alimentos ricos em vitaminas do complexo B

Quando o estresse está presente, o corpo utiliza a glicose desordenadamente, consumindo, então, as proteínas do músculo como fonte de energia. O ideal então é se alimentar de alimentos ricos em carboidratos complexos e uma dose extra de proteína magra como: leite em pó, queijo minas, amêndoas e carne que contém vitamina B12; ovo, leite, banana, aveia, batata, ricos em vitamina B6.

Chás

Você também pode usar chás calmantes como o chá de camomila , erva-doce, melissa, valeriana, hortelã e alguns outros.

Maracujá

Ao contrário do que diz a crença popular, a fruta não é calmante, mas sim, suas folhas. As folhas contêm alcalóides e flavonóides, substâncias depressoras do sistema nervoso central, o conjunto do cérebro com a medula espinal, responsável pela sensibilidade e pela consciência. Por isso, elas atuam como analgésicos e relaxantes musculares.

shutterstock_526483840

Foto: Shutterstock

E além de adicionar esses alimentos e os chás na sua dieta, não se esqueça de beber muita água! Quais desses alimentos já te ajudaram a aliviar o estresse e a ansiedade? Conte pra gente como foi sua experiência modificando sua alimentação nesse período pré casamento. Vamos adorar saber e tirar suas dúvidas.

Leia também: Noivas na Medida: 16 hábitos saudáveis para noivos que querem emagrecer juntos!

{ Esse artigo foi escrito por Marcela Paim para o Zankyou Brasil }

Bjs, Marcela Paim