Dica do Personal 04maio

Como começar a correr em 8 semanas!

Postado por Marcela Paim

Sim! O desafio está lançado!

Saia já do sofá e comece a se mexer. Você sabe que precisa e vem adiando os planos de se movimentar a cada dia, não é verdade?

O frio, o calor, o cansaço do trabalho ou alguma reunião do casamento, acabam sendo a desculpa perfeita para “começar amanhã”. Nós sabemos como é… Mas agora você tem um desafio. Na verdade, nós temos: Começar a correr em 8 semanas.

Os cuidados para isso são muito importantes e você pode ler mais sobre eles aqui!

mulher-correndo-noivas-na-medida

Mas nesse post nós vamos te dar o passo-a-passo, semana a semana, de como você deve evoluir da caminhada para a corrida!

Lembre-se de sempre usar uma roupa leve, tênis adequado para o seu tipo de pisada, se hidratar bem e se alimentar bem também. Sem isso, nada feito,ok?! 😉 Vamos lá?!

começar-a-correr-noivas-na-medidacomecar-a-correr-noivas-na-medida-2

Ah, faça sempre em dias não consecutivos e lembre-se de sempre usar 5 minutos para se aquecer antes do treino e 5 minutos para desacelerar e se alongar após o treino. Isso vai te proteger das lesões e vai deixar seu corpo mais confortável para a atividade.

#ficaadica:

~ANTES DE CORRER~

Você provavelmente não precisa comprar tênis novos. Não use isso como a sua desculpa, tá? Como você já está fazendo pouco exercício, provavelmente seu tênis está intacto. Com isso, na verdade, você só deve trocá-lo se descobriu alguma coisa na sua pisada que justifique a troca. Identificar sua pisada é essencial para evitar lesões.

Comece devagar. Focar na velocidade no início pode ser desanimador, e pode causar lesões. Você deve ser capaz de manter uma conversa enquanto você alterna a caminhada e a corrida. Respire e se concentre. Não vá mais rápido do que o que o seu corpo permite até ele se acostumar com o exercício.

Sempre opte por atividades ao ar livre. O ambiente favorece que você não desista; empurrar um asfalto rígido ativa mais os seus tendões e trabalha mais os músculos do bumbum! E claro, é muito mais agradável e favorável para reduzir o stress.

Não, você não precisa de muito carboidrato. Atletas e corredores, normalmente precisam de uma ingesta maior de carboidrato e proteína. Mas você só está começando. Sua nutricionista vai dizer o que é mais adequado para você.

Não corra se estiver em jejum ou se acabou de comer. Você deve comer algo cerca de 90 minutos antes de correr. Mas algo leve. Evite os excessos, senão seu corpo vai ficar preso na tarefa de digerir, em vez de dedicar sua energia para o seu funcionamento e vai piorar seu desempenho.

Faça coisas para não ficar entediada durante a corrida. Corra com uma amiga, ouça músicas ou um podcast, ocupe sua mente, concentre-se na respiração ou simplesmente esvazie a cabeça dos problemas e concentre-se em relaxar.

Se aqueça. Ande por 5 minutos e tente os alongamentos dinâmicos (em movimento) neste momento.

corrida-noivas-na-medida

~DEPOIS DE CORRER~

Reduza a velocidade e alongue. Após a corrida é recomendado que você ande por 5 minutos até parar. Faça alongamentos estáticos que pegam os músculos que você utilizou, como os músculos das pernas, panturrilhas, bumbum e costas.

Coma! Essa é a parte que você estava esperando. Rs Os alimentos que você come após a corrida ajudam o seu corpo a reconstruir os músculos.

Beba água! Se hidrate! Quanto mais você corre, mais você sua e mais você precisa repor os líquidos perdidos.

Agora é só seguir esse plano para começar a correr em 8 semanas e realizar as corridas em dias não consecutivos e de forma cronometrada! Não se preocupe com a distância ou ritmo. O que você vai se preocupar é a sua própria velocidade. Boa sorte!

Bjs, Marcela Paim