#ficadica 06set

Como escolher o traje do noivo para o casamento

Postado por Marcela Paim

Hoje é 6 de Setembro e é o dia do Alfaiate e em homenagem a eles, vamos falar sobre um assunto que é pouco explorado e vemos muitas dúvidas entre as noivas: Como escolher o traje do noivo para o casamento.

Muitas vezes, os noivos são tratados pelas noivas (e pelo mercado!) com coadjuvantes nos preparativos do casamento e isso vem mudando nos últimos tempo, principalmente com noivos maravilhosos como os Dudu Teruszkin do Blog Noivo Terapia (que agora já casou!) , José Vitor do Blog Casando na Crise , entre outros, que levantam a bandeira da participação do noivo em todos os detalhes dos preparativos!

E a escolha do traje que o noivo vai usar no grande dia é feita por quem? Pelo próprio noivo, certo? Nem sempre. Muitas vezes, a noiva escolhe o alfaiate que vai preparar o traje, as cores, detalhes e não dá opção para o noivo impor sua personalizado no que vestir.

O terno do noivo precisa estar de acordo com o tipo físico e o estilo do noivo, além de combinar com o vestido da noiva e o tipo, horário e local da cerimônia. Então é muito importante que ele esteja por dentro de tudo que está rolando no pré-wedding para fazer essa escolha!

Existem alguns diferentes tipos de trajes, vamos apresentar um a um para ajudar na sua escolha:

Smoking: Usado apenas para festas black-tie glamourosas. É composto de paletó preto com lapela acetinada e calça também preta com faixa em cetim.

Fraque: Traje indicado para cerimônias formais. Peça carimbada nos casamento reais, o fraque é uma tradição inglesa não muito habitual no Brasil. Quem se casa com um modelo desse ganha uma roupa muito especial, que só poderá usar em eventos de altíssimo nível, extremamente formais.

O fraque é composto por:

  • Paletó comprido cinza chumbo
  • Colete de lã cinza claro
  • Calça risca de giz
  • Camisa branca de abotoadura, obrigatoriamente
  • Meia preta
  • Sapato de verniz ou couro
  • Terminantemente indicado o uso de cinto

Fraquete: Também é um traje super formal e o que o difere do modelo descrito acima é apenas a cor: é todo preto e a camisa não precisa ser necessariamente branca.

Meio-fraque: Traje menos formal. É igual ao fraque, porém sem a calda.

Terno: Opção menos formal e mais moderna. É composto por calça, paletó e colete. O noivo não deve abrir mão do costume, como o terno também é chamado, isso faz com que ele se diferencie dos demais convidados.

  • Caimento Slim ou Caimento tradicional?

terno_caimento_tradicional_X_slim_fit

No terno tradicional existe sempre alguma sobra, principalmente na manga, na cintura e na calça, dando um pouco mais de liberdade de movimentos, enquanto o slim fit tem uma silhueta mais seca, com a manga mais acertada, a cintura levemente marcada e a calça com menos tecido sobrando. Outra diferença do terno slim, é que em alguns casos ele pode ter um paletó um pouco mais curto que o normal.

O terno tradicional cai bem em qualquer um, mas tem um ar sóbrio e conservador, mesmo os modelos mais recentes que sofreram uma enxugada e estão muito mais justos, basta assistir a um filme dos anos 90 para notar isso, os costumes eram enormes se comparados aos de hoje em dia, ainda assim, quem gosta de roupas mais clássicas ou está acima do peso provavelmente vai optar por este corte.

O terno slim fit tem um estilo bem jovem e contemporâneo, mas, justamente por isso, pode não agradar aos que preferem os clássicos e são perigosos para os gordinhos, pois marcam o corpo demais, fazendo parecer que a pessoa está embalada a vácuo. No caminho contrário vem os muito magros que encontraram no modelo uma salvação para o excesso de tecido, mangas largas e calças sobrando, típicos de quem não tem muita massa para preencher o traje social.

Cores:

4550p_1lrg

Como o preto é a cor principal para o noivo nos casamentos noturnos, aconselha-se sempre o chumbo ou cinza para os padrinhos. Segundo Sandro Barros, escolher o preto para os padrinhos pode ser ruim , pois nem todos vão poder investir em um terno legal e o preto sintético entrega na hora que o terno não bom.

“A camisa branca e a gravata cinza é uma forma chique de organizar o altar, sempre conjugado com o terno cinza chumbo!”, completou o alfaiate. De acordo com ele, o diferencial do o noivo e seu pai para os padrinhos é o colete e as flores de lapela – mimos que enriquecem o terno, sempre alinhado com um bom corte.

Uma dica do Noivas na Medida para os noivos é dar as gravatas na hora de presentear os padrinhos de forma a uniformizar o altar! 🙂 Um mimo extra é ter uma etiqueta na peça que pode ser personalizada com o nome dos noivos ou dos próprios padrinhos.

BH08-610x455

Para o dia, pode-se abusar dos tons mais claros: cinzas claros, azul bic (super tendência), verde, vinho, azul claro, bege e marrom.

Ricardo-Almeida1

4

images

Vocês tem a opção de alugar ou mandar fazer o traje sob medida. Lembrando que nada como algo exclusivo para esse dia tão especial, certo? É um investimento único para o resto da vida! Vale à pena!

Nomes que vale à pena conhecer na busca pelo alfaiate para chamar de seu :

Vasco Vasconcellos

Um dos principais nomes de alfaiataria do país. Hoje é o único brasileiro credenciado pela londrina Scabal, responsável pelos ternos da realeza britânica e de alguns dos homens mais poderosos do mundo, como Barack Obama, Donald Trump, David Beckham, Tom Cruise, Robert de Niro e Paul McCartney.

Sandro Barros

Ricardo Almeida

Eduardo Guinle

Alberto Genlement

Espero que gostem! 🙂 Até a próxima!

Bjs, Marcela Paim