#desafiodacorrida 21ago

Como escolher seu tênis de corrida

Postado por Marcela Paim

Muita meninas me escrevem perguntando ” Como escolher seu tênis de corrida” . Algumas referem que nunca tiveram um tênis específico para treinar e outras agora que estão tomando gosto pela coisa querem usar tênis mais adequados para aumentar a performance.

Uma dica boa para tirar sua dúvida de como escolher seu tênis de corrida, é seguir o roteiro abaixo para descobrir o seu tipo de pisada:

descubra seu tipo de pisada
Fonte: Paqueta Esportes

A partir desta descoberta, você já consegue buscar tênis específicos para a modalidade que deseja praticar e para corrigir a sua pisada.

A pisada neutra tem por característica impulsionar a passada com toda a parte frontal do pé. Este é o tipo mais comum de pisada e possui um arco do pé médio. Se você analisar o solado de um tênis já utilizado, vai perceber que o desgaste é uniforme. O tipo de calçado aconselhado é o neutro ou de estabilidade.

A pisada pronada é aquela em que o pé do corredor utiliza a ponta dos pés, principalmente o dedão do pé, para se impulsionar, assim a planta do pé aparece com arco pequeno ou inexistente pois o pé tende a se achatar em cada passada. O tipo de tênis aconselhado é aquele que garante maior controle de movimento, combinando estabilidade e amortecimento para evitar pronação excessiva. Este tipo de corredor pode sofrer lesões, principalmente nos joelhos e quadril, se não utilizar o calçado correto.

A pisada supinada é aquela em que o corredor utiliza a parte externa do pé e principalmente a àrea do dedo mínimo para se impulsionar. Possui um arco do pé acentuado, que fica evidente no teste do pé molhado, pois a ligação entre o calcanhar e a ponta do pé é muito fina ou quase não se tocam. Uma parcela muito pequena da população possui esse tipo de pisada e o calçado aconselhado é o normal pois estimula uma pisada mais natural.Untitled design

Normalmente tênis de corrida perdem seu amortecimento entre 450 e 950 quilômetros percorridos, para prevenir lesões é recomendado trocá-los após atingir esta distância. Quando seus tênis começarem a ficar desgastados na parte do calcanhar é um sinal de que está na hora de trocar seus tênis.
Hoje em dia alguns Aplicativos como o MY ASICS já permitem que você insira o modelo do seu tênis, data da compra e marcar os dias utilizados, para que ele calcule e te avise quando deve ser trocado o tênis.
ajuste perfeito
Fonte: Paqueta Esporte

 

O tênis de corrida é desenvolvido com o objetivo não só de proteger o pé contra impactos, mas também de melhorar o desempenho durante a prática do esporte, fazendo com que o atleta possa aumentar seu rendimento sem se preocupar com lesões.

Geralmente o tênis é composto por três partes principais: a parte externa, que é responsável pela tração durante a corrida, a entressola (ou sola do meio), que gera o amortecimento e a estabilidade, e a palmilha, que dá o suporte ao pé.

O calçado ideal para corredores neutros são aqueles que possuem uma homogênea absorção de impacto. Para pronadores são indicados calçados com sistema anti-torção e com apoio maior na parte interna do pé, estes geralmente são calçados mais rígidos. E para supinadores, são indicados calçados com maior suporte na região lateral do pé, a fim de proporcionar maior conforto a pisada. O tênis específico busca o reajuste na posição do pé, que resulta no realinhamento das estruturas.

tenis-de-corrida

Se mesmo assim, você precisar de ajuda para saber como escolher seu tênis de corrida, você pode realizar o Teste de pisada (Baropodometria) com auxílio de profissionais especializados.

No Rio de Janeiro você pode buscar realizar este exame no:

CREB – R. Voluntários da Pátria, 408 – Botafogo – RJ

CEFFA – Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, 105, Sala 913, Tijuca – RJ

ORTOBARRA – Av.das Américas 3333 sala 910 Barra da Tijuca – RJ

Em São Paulo:

TeamFisio – Rua Hilário Furlan, 91, São Paulo.
Se você quer começar a correr não sabe por onde começar, nós do Noivas na Medida lançamos o #desafiodacorridanoivasnamedida recentemente! Para saber mais sobre isso, é só clicar aqui!
Espero que gostem! 🙂

Bjs, Marcela Paim