Dica da Nutri 03maio

Como ler rótulos e interpretar a lista de ingredientes!

Postado por Marcela Paim

Ler os rótulos de produtos alimentícios é superimportante para sabermos o que estamos comprando de fato. Mais importante do que ler a tabela nutricional é saber interpretar a lista de ingredientes.

Os ingredientes encontram-se listados por ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o que vem em maior quantidade no produto. Evite, por exemplo, produtos que contenham como primeiros ingredientes farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura trans e açúcar.

mulher-lendo-rotulo-noivas-na-medida

Às vezes o açúcar vem descrito de outras formas, como dextrose, frutose, maltodextrina, xarope de glicose, sacarose, entre outros. Fique atento e não se engane.

Para que um produto seja considerado integral, seu primeiro ingrediente deve ser farinha de trigo integral. Muitas vezes um produto é vendido como tal e, ao chegarmos aos ingredientes, nos deparamos com “farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico” como primeiro ingrediente e aí percebemos que fomos enganados.

mulher-pensando-noivas-na-medida !1c

Além disso, temos que tomar muito cuidado, pois a indústria pode chamar a atenção do consumidor com embalagens aonde vem escrito: “sem glúten e sem lactose”, porém, isso não faz do produto saudável. Muitas vezes ao olharmos os ingredientes, há uma grande quantidade de açúcar, sódio, aditivos químicos…entre outros! Por isso, mais uma vez, leia SEMPRE a lista de ingredientes com atenção.

rótulos1

Ah, e não se esqueça de sempre olhar a data de validade do produto!!

O ideal é tentar optar sempre pelos alimentos mais frescos e naturais! Quando não der, opte por produtos com a MENOR lista de ingredientes, e com ingredientes mais naturais.

mulher-pensando-rotulos-noivas-na-medida

Agora vamos dar exemplos de 2 barrinhas e suas respectivas informações nutricionais que estavam no rótulo. Vejam a diferença:

Barrinha-saudável-leia-rotulos-noivas-na-medida

Qual das duas vocês escolheriam? É muito importante ficarmos atentas ao número de ingredientes e o quão natural eles são. Neste caso a primeira barrinha é definitivamente mais saudável que a segunda!! Não se deixe enganar por embalagens bonitas e promoções…você pode estar colocando a sua saúde em risco! 😉

Espero que tenham gostado das dicas! Um beijo e até a próxima, Thalita

Bjs, Marcela Paim