#ficadica 06set

Entenda por que emagrecer é diferente de perder peso

Postado por Marcela Paim

Quem nunca passou por aquele velho — e eterno — lamento de achar que sempre tem alguns quilos para perder? Normalmente esse desejo existe por uma questão de estética, mas é preciso ter muito cuidado com os métodos para perder peso. Soluções para perda de peso em curto prazo podem até trazer alguns resultados imediatos, mas o emagrecimento de forma saudável é muito mais eficaz e seguro.

Portanto, se você acabou de marcar a data para o casamento e quer estar impecável no seu vestido dos sonhos, ainda dá tempo de se organizar para alcançar seu objetivo de uma maneira adequada

ficar_em_forma_noiva_

Que conhecer mais sobre a diferença entre perda de peso e emagrecimento? Então continue a leitura deste artigo e veja dicas para ficar feliz com sua aparência sem deixar de lado os cuidados com sua saúde.

Emagrecer x perder peso

Muitas pessoas não sabem, mas números a menos no marcador da balança não significam, necessariamente, um processo de emagrecimento. Isso mesmo: é possível perder peso sem emagrecer — e vice-versa!

Perder peso

A principal diferente entre esses dois processos está nas etapas. A perda de peso é mais imediata e pode ser notada na balança logo nos primeiros dias que se inicia algum tipo de dieta, em especial aquelas mirabolantes, como dieta da lua, dos líquidos ou da proteína. Isso ocorre porque o corpo perde massa magra e líquidos.

Desse modo, mesmo que a pessoa esteja satisfeita com a balança, ela pode não ter emagrecido. Sem falar que a perda de peso sem os cuidados devidos podem prejudicar sua pele, cabelos e unhas.

Esse quadro é muito comum em pessoas mais sedentárias, pois a prática de exercícios físicos é fundamental para o emagrecimento.

Emagrecer

Para emagrecer, de fato, as fases costumam ser mais demoradas, justamente por ser mais efetivo. O emagrecimento só ocorre quando há redução de qualquer gordura corporal e o primeiro passo para isso é a diminuição do consumo de calorias, pois, assim, o corpo passará a utilizar a energia que já existe no tecido adiposo acumulado.

Logo, um processo de reeducação alimentar é fundamental para que sejam consumidos todos os alimentos necessários para manutenção da saúde.

Aliado a esta mudança na alimentação, é preciso iniciar a prática de exercícios: conciliar atividades aeróbicas e musculação garante resultados efetivos e ganho de massa magra.

queimar-gordura

Acompanhamento

Para garantir a saúde, o bem-estar e o emagrecimento, é preciso equilibrar o seu gasto de energia com a quantidade de calorias ingerida: ou você consome menos e sem aumento significativo de gasto ou mantém o consumo calórico e gasta mais.

Apesar das demandas maiores do que simplesmente perda de peso — pois emagrecer exige um acompanhamento profissional para auxílio na mudança da rotina alimentar e também um personal trainer para auxiliar com as atividades físicas —, essa é a melhor forma de garantir os resultados que você espera e entrar no vestido dos sonhos com a pele e os cabelos deslumbrantes e saudáveis.

Dicas-para-perder-medidas-e-entrar-no-vestido-de-noiva-02

Gostou do nosso artigo? Compreendeu a diferença entre emagrecer e perder peso? Compartilhe estas informações com suas amigas em suas redes sociais e volte sempre.

Bjs, Marcela Paim