#ficadica 11abr

Ferramentas para acelerar o metabolismo (para a vida)!

Postado por Marcela Paim

Olá meninas, tudo bem?

Quem nunca pensou que seria perfeito dar uma turbinada no metabolismo? Quem nunca ouviu que o seu metabolismo está lento e por isso a sua dificuldade de emagrecer? Quem não quer ferramentas para acelerar o metabolismo?

Noivas correndo noivas na medida

Aqui vamos mostrar algumas Ferramentas para acelerar o metabolismo (para a vida)!

1      Se é artificial, faz mal!

Coma sempre comida de verdade! As pessoas fica obcecadas com os rótulos e contagens de calorias e carboidratos, mas também é bem importante ler a lista dos ingredientes. Se você não conhecer ou for um nome muito esquisito, esqueça! Além dos açúcares e gorduras artificiais, esses ingredientes com nomes complexos normalmente destroem o metabolismo e não são comidas de verdade e por isso não recomendamos que sejam parte da sua dieta usual.

2      Sempre coma até 30 minutos após acordar.

A vida está mesmo corrida e tenho certeza que os 5 minutinhos na cama valem ouro, mas o café da manhã é essencial para acelerar o seu metabolismo e deixar o seu corpo pronto para o dia. Isso não é novidade, não é? Quem nunca ouviu {principalmente das pessoas mais velhas da família} que o café da manhã é a refeição mais importante do dia? Esse hábito é para a vida e se você costuma sair de casa sem tomar café da manhã reveja esse hábito. Se não comemos no café da manhã o nosso corpo precisa levantar, se arrumar, malhar e trabalhar, sem receber combustível para isso. Nessa situação as suprarrenais vão produzir hormônios de emergência, que mostram para o corpo que está na hora de começar a guardar gordura pois está sem reserva e não sabe quando terá comida novamente. Quando fazemos um programa de emagrecimento trabalhamos tanto para transformar gordura em músculo que não vai ser agora que você vai boicotar esse processo, não é? Café da manhã = + músculo e – gordura!

3      Não faça atividades físicas de barriga vazia

Nunca levante e faça exercícios físicos antes de comer pelo menos um lanche pequeno. O ideal é sempre se alimentar 30 min antes do exercício, caso contrário, suas suprarrenais vão estimular um hormônio a decompor os músculos para obter energia durante os exercícios, atrapalhando todo o processo de obtenção de massa magra que você está fazendo. Mesmo que seja só uma fruta, é preciso comer alguma coisa. Depois do exercício você pode fazer um outro lanche com cerca de 10 a 20g de proteína. O açúcar natural da fruta serve de combustível para o exercício e a proteína ajuda na recuperação muscular.

4      Coma pelo menos 5 vezes por dia

Mantenha o hábito de fazer, pelo menos, três refeições e dois lanches no seu dia para manter o seu metabolismo queimando o que você come. Algumas ajudas são legais, como ter sempre um snack saudável na bolsa, na gaveta do trabalho, no carro e em casa para não ser pega desprevenida. Uma opção que conhecemos outro dia e recebemos para provar foram os snacks da Best Berry e achamos beeeem legais. Eles tem uma assinatura mensal e você recebe uns 5 ou 6 tipos para provar. São cerca de 60 a 90 kcal em cada lanchinho e são super saborosos. #curtimos Ah, e quem usar o código SNACK4U na primeira compra ganha R$20 de desconto.  Além desses, existem milhões de opções e a sua nutricionista pode indicar a melhor opção para você!

X1A9786facebook

Captura de Tela 2016-04-10 às 22.05.19Se você conseguir fazer algum tipo de rotatividade nos lanchinhos também é legal, pois ajuda a garantir que seu corpo jamais se tornará resistente a qualquer tipo de alimento e se prepara para queimar rapidamente qualquer “lixo” que acabe entrando na dieta.

4      Celebre as estações

Assim como a temperatura, a sua digestão, produção hormonal e estrutura, mudam com as estações do ano. A natureza espelha esse processo, produzindo alimentos diferentes em diferentes épocas do ano. O consumo dos alimentos da estação, além de garantirem que o que você está consumindo está fresco e gostoso, auxilia no ritmo natural do organismo e no bem-estar. Ahh…o preço também costuma ser mais bacana porque fica mais fácil encontrar determinados alimentos.

5      Cozinhe

A primeira dica é que em casa você não tenha biscoitos, bolos, tortas, enlatados e “fast foods“.  A segunda dica é: Sempre que puder prepare seus pratos! Isso tornará você ainda mais responsável e consciente do que consome. O que fazemos em casa é mais saudável, feito com amor e metaboliza mais depressa. E saber quais ingredientes está consumindo e a forma de preparo, te faz conhecer os seus hábitos e seu corpo. Além de ajudar na economia principalmente se você estiver nos preparativos do casamento! 🙂 Cozinhando você descobre sabores e prazeres que nem conhece e isso pode se tornar um ato de amor, principalmente se feito à dois!

6       Organização é tudo!

Aproveite o final de semana para começar a sua semana com toda a alimentação programada. Isso faz TODA a diferença. É sério, organização te faz emagrecer. Quando sabemos o que vamos comer e já deixamos tudo esquematizado, é fácil economizar horas por dia ! Uma dica é utilizar o seu dia mais livre para fazer uma quantidade maior de comida e congelar ou já organizar as marmitas da semana. Uma sopa em maior quantidade, pode resolver a maior parte dos jantares, caso isso seja uma opção para você. As carnes, peixes ou frangos já podem ficar temperados e prontos para grelhar. As frutas cortadas e saladas separadas em ziplocs ou potes de vidro. Se quiser, faça um mini cardápio no computador e coloque na porta da geladeira. Os lanchinhos já podem ficar separados na quantidade certa, para não correr o risco de atacar o pacote inteiro do biscoitinho em um dia de trânsito ou de ansiedade. {quem nunca?!} Experimente alguns modelos de organização e veja o que funciona mais para você.

7       Mexa-se!

Faça exercício pelo menos 3x por semana por pelo menos 30 minutos. Isso vai te ajudar a colocar o seu metabolismo para acelerar. Mas não é suficiente. Comece a se mexer de verdade. Suba e desça de escada quando possível, deixe o carro mais afastado do trabalho e ande até lá. Faça o que for possível a pé ou de bicicleta. Encontre a sua forma de colocar movimento no seu dia-a-dia. Algumas pessoas dizem que fazer musculação ou exercícios de fortalecimento não são bons para quem quer perder peso, mas na verdade associar esses exercícios aos aeróbicos te auxilia a queimar gordura e colocar músculo no lugar. O exercício aumenta o número de mitocôndrias e elas consomem a gordura das células. Além disso, movimentar-se mais te da uma sensação de bem-estar, vai te colocar em contato com o universo (e outras pessoas eventualmente!), vai te dar um momento no dia para você sem preocupações e sim, vai diminuir sua fome e cuidar da sua saúde mental.

8       Relaxe

O estress pode ser um grande inimigo para o seu processo de emagrecimento e aceleração do metabolismo. Aprenda a ter momentos no seu dia-a-dia para você. Todos nós passamos por momentos melhores e piores e muitas vezes não temos controle sobre as eventualidades que podem acontecer. Mas saiba que se você levar uma vida mais leve tudo vai melhorar. Controle o estresse, aprenda a relaxar, respire profundamente, cuide-se e diga “não” quando estiver sobrecarregada. Descubra que atividades que te fazem ficar numa boa…pode ser dar uma volta na praia, cantar, dançar, ou mesmo um banho bem demorado. Quem sabe ler um livro ou um papo com uma amiga. Não importa, tire esse tempinho para você e mesmo que você fique com a sensação de que está “perdendo tempo”, confie em mim…você está ganhando e isso é precioso!

a51998f0-d233-0131-da70-7265a5f0ffe6

9       Hello, alimentos termogênicos!

Os alimentos termogênicos como a canela e o gengibre podem te ajudar nesse processo de turbinar o metabolismo e perder peso. É importante aliar o consumo dos alimentos termogênicos a um plano alimentar equilibrado, de acordo com a rotina individual, e pobre em gorduras saturadas e açúcares simples, além da prática frequente de exercício físico como já dissemos acima. Mas introduzi-los na dieta pode te ajudar a ter mais energia nessa jornada. Mas cuidado, ok? Se consumidos em excesso, eles podem fazer mal, causando dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Ah, os hipertensos ou portadores de problemas cardíacos devem ter mais cuidado, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido. Pessoas com problemas na tireoide também devem ter atenção. O ideal é sempre procurar a sua nutricionista para que ela possa te orientar no que é melhor para você!

10      Contando carneirinhos

Nada substitui uma boa noite de sono. E seu corpo precisa dela para funcionar! Se você não dorme o número de horas esperada, você desperta mais lenta e pode ter até dificuldades de concentração, equilíbrio e foco. Uma noite de sono bem dormida, estimula os hormônios de crescimento e os hormônios que te ajudam a emagrecer. Estabelecer uma rotina ajuda e muito. Antes de ir para a cama, tome um banho quente e comece a desacelerar. Deixe as luzes mais baixas, leia um livro e use uma roupa confortável. Manter uma rotina de horários e tarefas também torna esse processo mais fácil e ajuda na sua qualidade de vida.

Gostou dessas dicas e quer turbinar o seu metabolismo? Deixe o seu comentário para a gente com dúvidas, sugestões e o que você tem de rotina que vamos amar saber!

Bjs, Marcela Paim