Dica da Nutri 20ago

Legumes no vapor

Postado por Marcela Paim

Fazer Legumes no vapor ajuda a preservar os nutrientes, o sabor e a cor do alimento, deixando a refeição ainda mais saudável.

251

Hoje vou ensinar aqui como se faz Legumes no Vapor, passo-a-passo:

1- Corte os legumes em pedaços

2- Escolha a panela ideal. Existem várias no mercado! Mas se você não achar, pode utilizar uma panela funda com tampa e o famoso escorredor de macarrão ou alguma similar de silicone! O importante é ter o cestinho para colocar os legumes e que seja fácil de manusear e fechar. É essencial que o vapor não saia por entre buraquinhos da tampa. Tá bem?

2-  Uma dica muito importante e bastante ignorada é que para manter as propriedades dos legumes, o ideal é que se use pouca água. Apenas o suficiente para o tempo de cozimento (cerca de 5cm de água ou 250 ml). Algumas panelas já vêm com indicação da quantidade, fique atenta. Essa água deve ser colocada na panela, e ligada o fogo alto até ferver.

3- Depois de colocar a água na panela e esperar ferver, arrume o cestinho com os alimentos a serem cozidos.

4- Coloque o cestinho na panela quando a água já estiver fervendo e garanta que ele não esteja encostando no líquido. Se estiver tudo certo, basta fechar a tampa, abaixar o fogo (fogo médio) e esperar o tempo de cozimento – cerca de 4 a 5 min- .

Evite abrir antes da hora.

Para ver se o ponto está bom, espete com um garfinho! 🙂

IMG_4187

IMG_4252

Bjs, Marcela Paim