#desafiodacorrida 25set

Motivação para correr

Postado por Marcela Paim

Um dos e-mails que mais recebo é perguntando qual a minha motivação para correr. Acredito que realmente cada uma de nós vai ter a sua própria motivação e será descobrir isso que fará o “vai e faz” vir naquele momento do trabalho pesado, ou da preguiça na semana cheia.

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Quais são as suas motivações? O que te faz querer ser melhor? Como se sente quando termina o treino e consegue chegar ao objetivo do treino que você traçou para aquele dia?

No meu caso, algumas coisas me movem: não posso mentir, é verdade que o processo de emagrecer é um super incentivo. Mas ele não veio sozinho. O que veio antes foi o Desafio. Eu não sei você, mas quer me ver fazer uma coisa bem é me dizer que eu não vou conseguir! rs Ai eu tento, tento, tento, erro, tento de novo, até o dia que consigo…ou pelo menos chego mais perto de conseguir do que estava antes. Correr tem um pouco disso! O desafio é infinito. Você começa com a missão de caminhar cada vez mais rápido, distâncias cada vez maiores, depois começa a intercalar o trote com as caminhadas e acha que vai morrer. Sente o coração sair pela boca, o corpo tremer e as pernas doerem. Mas se você insistir (e se apaixonar) você vai tentar de novo, e de novo, até que um dia não vai ficar tão cansada assim e vai achar que pode aumentar o tempo trotando em relação à caminhada e assim por diante até conseguir correr períodos maiores sem precisar chamar o SAMU. Além disso, tem a diminuição do estresse/ansiedade. A corrida é muito usada em casos de depressão , ansiedade e estresse, pois consegue ter uma liberação de endorfina alta e ajuda muito nos processos descritos acima. Para mim, fica muito claro como o meu humor e disposição melhoraram depois que comecei a treinar regularmente para o #desafiodacorridanoivasnamedida.

Não precisa ser atleta para evoluir na corrida e sempre vai haver um desafio maior e uma grama do vizinho mais verde para você perseguir.

Vai diminuir o tempo? Vai aumentar a distância? Vai experimentar uma prova nova? Vai comprar um equipamento novo para aumentar a performance?

Enfim, motivação é igual gosto: cada uma de nós tem a sua. E ela é tão íntima que quando descobrimos onde ela está, aí pode vir o que for, que a gente não desiste.

O meu objetivo ao criar o #desafiodacorridanoivasnamedida (se você não sabe do que eu estou falando, pode saber mais sobre isso aqui!) foi unir meninas que lá no fundo sempre quiseram correr mas achavam que era só para profissionais ou que não conseguiriam (eu inclusive!) para que a gente pudesse juntas por 2 meses treinar e sim encarar a nossa primeira prova de 5k JUNTAS! E isso está suuuuper perto de acontecer! O final do Desafio da Corrida Noivas na Medida vai acontecer no dia 9/10/2016 na Corrida Vênus, aqui no Rio de Janeiro, e vamos juntar um time de 20 meninas, correndo pelo prazer de se superar a cada dia e teremos uma tenda para receber todas e comemorar muito essa conquista!

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Então para te ajudar com a tal da motivação e te fazer voar (ou no caso correr!) muito mais longe, vamos às dicas:

Escolha um local legal para treinar

Nas academias é possível correr na esteiras, o que faz com que você tenha entusiasmo para correr mesmo nos dias mais frios ou chuvosos ou extremamente quentes. Já nos treinos ao ar livre, preferidos da maioria dos corredores, você pode optar por parques com pistas de corrida, que têm marcação de metros e quilômetros, o que é bom para quem quer fazer o controle das passadas e ajudar a diminuir o estresse pelo contato com a natureza.

Corra com amigas

A corrida pode parecer um esporte solitário. Mas é fácil encontrar novas companheiros de treino, o que dá um ânimo para continuar firme nas passadas. Se você frequentar sempre o mesmo lugar para treinar, verá como esse esporte é capaz de unir as pessoas. A idéia de criar o #desafiodacorridanoivasnamedida também foi unir meninas que queiram treinar para a mesma meta e estejam na mesma situação. Vamos juntas?

Música

Desde que você não esteja correndo na rua, com carros por perto ou em parques nos quais outros esportes são praticados (como ciclismo, skate, patins etc.), a música está liberada. Se não se sentir completamente seguro, use o fone em apenas um dos ouvidos para não perder totalmente o contato com o meio externo. Assim, caso algo aconteça, você poderá ser avisado. Porém, preste atenção no seu corpo, já que nesta fase inicial você passa por uma série de adaptações que precisam ser percebidas, para que você evolua na corrida. É legal se você já puder ter a sua playlist para conseguir acompanhar as músicas durante o treino.

Trace pequenas metas

Você pode fazer uma aposta com o noivo, treinador, amiga ou consigo mesmo. Aquela calça 38 ou a barriga de chope serão seu alvo em dois meses. Ou conquistará sua medalha nos seus primeiros 5 km antes da próxima estação (entendeu agora porque o #desafiodacorridanoivasnamedida foi feito para você correr 5k em 2 meses? Alou desafio!!!) . Seja qual for a meta, é muito bom quando você a conquista. Ela dá ânimo para que você continue correr. Por isso, abuse dessa estratégia.

Insista

Talvez, você não se apaixone pelo exercício logo de cara. Mas depois de duas ou três semanas (e após aquelas dores incômodas do começo da atividade sumirem), você não vai mais querer parar de correr ou de se mexer. Se a corrida não for mesmo O esporte para você, tente entender o que você gostaria de treinar e só não pare os treinos, combinado?!

Espero que eu tenha ajudado vocês com a motivação para correr. Então, vamos que vamos que a semana está apenas começando e temos muito o que conquistar ainda!

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Se você quiser compartilhar a sua motivação para correr, deixe um comentário para a gente e se puder compartilhe esse post com as suas amigas! 

Bjs, Marcela Paim