Lifestyle 22jun

Pessoas que fazem diferença

Postado por Marcela Paim

Pessoas que fazem a diferença não são raras, mas também não são comuns.

Ainda me impressiono e tenho vontade de gritar pro mundo agradecendo quando encontro pessoas que amam o que fazem e tornam a vida dos outros mais fácil e feliz também…sabe? Aquelas pessoas que fazem realmente a diferença em pequenas (grandes) coisas.

Hoje, eu e o Marcio fomos dar entrada na habilitação do casamento. Processo burocrático, com mil documentos, declarações e a chance de dar errado.

Chegando ao cartório, encontramos uma funcionária que além de extremamente educada e feliz, fez questão de tonar o processo para a gente simples e agradável.

Saiu da mesa dela para sentar com a gente e conferir os documentos, nos ajudou a preencher uma declaração para que não houvesse chance de dar absolutamente nada errado e principalmente, nos fez ter certeza de que daria tudo certo. Com calma e cordialidade.

Alguns poderiam dizer: “mas ela só estava fazendo o seu trabalho”.

Mas não era. Ela fez mais. Ela se doou para aquilo, como dificilmente vemos em um “funcionário”. E não foi só para a gente não. A cada um que chegava lá, ela dava um jeito de atender, apesar da alta demanda, de forma única.

Achei que a parcela de sorte com serviços da semana já havia se esgotado.

Mas ai cheguei na minha sala comercial que a Vidraçaria Popular havia ficado de instalar uns espelhos. E sim, eles também me surpreenderam positivamente.

Além de chegarem antes na entrega e na colocação, vieram funcionários bem educados, simpáticos, dispostos e que realmente fazem o serviço com gosto.

Fizeram questão de me ajudar com uma mesa que nem do trabalho deles era, me esperaram quando eu atrasei alguns minutos, com um sorriso no rosto…e cantaram “Como é grande meu amor por você” enquanto pegavam peso e cheiravam aquela cola que não é nada agradável.

Fiquei pensando como eu podia retribuir a isso. Se eu devia falar e se poderia elogiar… Se eles entenderiam que o que eles fizeram aqui e no meu dia foi muito mais do que colocar um espelho.

Sou do tipo que roda a baiana quando sou má atendida, quando percebo que as pessoas estão sendo injustas e realizando algum serviço de forma inadequada. Mas também sou daquelas que faz questão de chamar o gerente de uma loja ou restaurante para dizer o quanto aquele serviço foi bem prestado e como aquele funcionário fez diferença.

Já percebi: Normalmente quando elogio, as pessoas não sabem bem o que fazer. Se sentem sem graças, como se quase não merecessem aquilo. Normalmente elas estão acostumadas às reclamações e criticas e não a serem elogiadas.

Mas são coisas pequenas assim que eu percebo que renovam , pelo menos em mim, a fé na humanidade. Que me fazem entender que tem MUITA coisa ruim sim, mas que são as pessoas que fazem tudo valer à pena.

Então, se você está ai no seu trabalho e acha que você é só mais um, que não faz diferença na sua empresa porque ela é gigante e você é só mais um funcionário…TENHA A CERTEZA de que se você fizer o melhor que pode, fará TODA a diferença no dia de alguém e no resultado do seu trabalho, e que isso acaba voltando para você também em algum momento do seu dia-a-dia.

Bjs, Marcela Paim