Dica da Nutri 09abr

Receita de Tomate Assado com Tofu!

Postado por Marcela Paim

Olá meninas, tudo bem?

A nossa #receitinha de hoje é de Tomate assado com Tofu!

Tomate-tomate-1024x602

O Tomate tem alguns benefícios super especiais e que podem fazer toda a diferença na sua reeducação alimentar. Olha só:

1O tomate na prevenção do câncer: Os Tomates são uma grande fonte de antioxidantes e fitonutrientes, ambos associados na redução do risco de câncer. Apesar desta informação generalista, já foi comprovado que o tomate pode ser super benéfico no câncer de próstata. O fito-nutriente alfa-tomatina altera o processo de desenvolvimento de células cancerígenas da próstata. Um estudo mostrou que quatro porções de tomate por semana para os homens ajuda a reduzir os riscos de câncer de próstata em 40% devido um antioxidante chamado de licopeno que também ajuda na prevenção do câncer no pâncreas.

2Tomate é Rico em antioxidantes: Os tomates são muito ricos em antioxidantes, os três mais comuns, e muito poderosos são: Vitamina C, Vitamina A e Beta-caroteno. Ele também contêm boas quantidades de Manganês e Vitamina E. Além disso, ele é rico em licopeno que está associado à redução do risco de doença cardíaca, os níveis de colesterol, possui propriedades anti-inflamatórias e ainda ajuda na prevenção de doenças relacionadas com a idade, como a degeneração macular (mácula = pequena área da retina).

3Benefícios do Tomate Para o Coração: O licopeno, Vitamina C e outros antioxidantes que são encontrados no tomate, são conhecidos por melhorar a saúde cardiovascular, adicionando oxigênio para a corrente sanguínea, melhorando o fluxo sanguíneo e a circulação, diminuindo os níveis de colesterol e melhorando os perfis sanguíneos de gordura.

4Tomate Melhora a Saúde Óssea: Os Antioxidantes contidos no tomate, como o licopeno, podem ser essenciais na manutenção dos ossos, porque ajudam a prevenir o estresse oxidativo. Os altos níveis de Potássio encontrado no tomate pode também promover a boa saúde dos ossos.

5Tomate é um Agente Anti-inflamatórios: Os tomates contêm vários carotenoides considerados agentes anti-inflamatórios eficazes. Os vegetais com níveis elevados de antioxidantes são considerados benéficos para a inflamação nos órgãos.

6Tomate é Ricos em Potássio: Os Tomates são ricos em Potássio, uma vitamina frequentemente deficiente na dieta humana. Níveis baixos de Potássio têm sido associados com a hipertensão arterial, doença cardíaca, derrame, artrite, câncer e distúrbios digestivos.

7Tomate Melhora a Saúde dos Olhos: Pesquisas já ligaram os antioxidantes presente no tomate com redução do risco de degeneração macular, pois o licopeno e a vitamina A tem efeitos positivos sobre os olhos.


8Benefícios do Tomate Para os Diabetes:
Os tomates são uma boa fonte do mineral cromo, que pode
ajudar os diabéticos a regular os níveis de açúcar no sangue.


9Tomate e a doença de Alzheimer
: Alguns estudos têm relacionado o consumo de tomate com redução do risco da doença de Alzheimer e o aumento da função neurológica. No entanto, mais estudos são necessários para comprovar esta conexão.

10Benefícios do Tomate na Perda de peso: Dietas contendo tomates têm sido associadas à redução
do risco de obesidade. Mais estudos são necessários para confirmar a ligação entre perda de peso e consumo de tomate, no entanto, o tomate possui baixo teor calórico, é rico em nutrientes e isso o torna um complemento saudável para qualquer programa de perda de peso eficaz.

Agora que já sabemos os benefícios do Tomate para a nossa vida, vamos a nossa #receitinha de Tomate assado com Tofu:

tomate_com_tofu

Você vai precisar de:

  • 1 Tomate grande
  • 100 grama de tofu
  • Ervas de provance
  • Azeite
  • Manjericão

Como fazer?

  • Remova a tampa do tomate, retirando em seguida as suas sementes.
  • Reserve.
  • Em um recipiente, esfarele o tofu com um garfo.
  • Misture as ervas de Provence, coloque um fio de azeite e sal.
  • Receie o tomate e leve ao forno por 10 minutos.
  • Ah, observe o tomate no forno para evitar que fique molinho demais, ok?
  • Decore com folhas de manjericão e sirva em seguida.

O tempo de preparo é de cerca de 20 min e você pode substituir o tofu por cottage ou ricota caso prefira! 🙂

Ah…se puder usar os tomates orgânicos sua saúde agradece ainda mais!

Gostou dessa #receitinha? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos!!

Bjs, Marcela Paim