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Saiba o que comer antes e depois do treino

Postado por Marcela Paim

À medida que se aproxima o dia do casamento, muitas imagens começam a passar pela cabeça das noivas. Uma delas, em especial, diz respeito a um verdadeiro sonho das mulheres: o vestido.

Para ter certeza de que ele ficará perfeito no grande dia, cuidar do corpo é fundamental. E, para isso, só há um caminho seguro: alimentação balanceada e atividade física.

Porém, mesmo seguindo uma dieta adequada, é possível que você não esteja percebendo resultados tão expressivos como gostaria. Por que isso acontece? Como os alimentos que você ingere antes e depois do treino podem interferir no efeito do exercício?

Continue com a gente que o post de hoje é sobre isso!

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Pré-treino x pós-treino

Tão importante quanto ingerir os nutrientes essenciais, é consumi-los no melhor momento, de acordo com as necessidades que seu corpo possui antes e depois da realização dos exercícios.

Por isso, é fundamental ter um cuidado especial em diferenciar a alimentação pré-treino da pós-treino. Entender quais são os itens apropriados para cada momento pode fazer toda a diferença na potencialização dos resultados. Vamos, então, analisar com carinho cada uma dessas situações?

Necessidades do corpo durante o treino

Para realizar o treino, seu corpo vai precisar de muita energia, além de mais força e resistência. Por isso, nada de treinar em jejum! Para obter os efeitos desejados, é preciso evitar a fome e a hipoglicemia.

Além de garantir mais disposição para realizar as atividades, essa medida evita a perda de massa muscular. Afinal, o que você quer é perder gordura, e não músculos, certo?

Alimentação pré-treino

Para garantir que seu corpo tenha a energia necessária para o treino, existem alguns alimentos nos quais você deve apostar e outros que deve evitar. Não se esqueça de levar em conta o horário em que você pratica exercícios.

No que apostar

De maneira geral, é importante ingerir no pré-treino carboidratos de fácil digestão, porque eles garantem a energia para os exercícios. Aposte em alimentos como a batata-doce, a tapioca, mandioca e frutas.

O que evitar

Apenas neste momento, evite as fibras! Elas tornam a absorção do carboidrato mais lenta, e para treinar, você vai precisar de energia rápida. Gordura em excesso também não é recomendado nesse horário. Portanto, fuja da manteiga, dos óleos e do creme de leite.

No entanto, quando o assunto é gordura, uma exceção que pode e deve ser aberta é para o óleo de coco. Além da absorção rápida, ele possui efeito termogênico. Aproveite!

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Alimentação pós-treino

Depois do esforço realizado, o corpo precisa da ajuda dos nutrientes para agilizar a recuperação muscular. Além disso, ele tem que repor líquidos, o glicogênio, alimentar as células do sistema imunológico e renovar para o próximo treino.

Mas não é só isso! Faltou aí uma necessidade muito importante: a reconstrução das fibras musculares. É esse processo, chamado de anabolismo, que vai garantir grande parte do resultado que você deseja.

No que apostar

Não se esqueça de ingerir muitas proteínas! Elas são usadas para reconstrução dos músculos, então são muito necessárias nesse momento! Carne, ovos, queijos, iogurtes com baixo teor de gordura, alimentos à base de soja e outros grãos, como lentilha, feijão branco e grão-de-bico.

Entre as carnes, prefira as mais brancas e magras. Assim, você obtém uma quantidade maior de proteínas, mas sem comprometer sua dieta.

Longe de serem vilões, os carboidratos são fundamentais para repor os estoques de energia e preservar a massa magra. Depois do treino, você pode e deve optar pelos integrais: arroz, pão, aveia, macarrão. Além disso, você pode utilizar outros alimentos, como frutas e vegetais, mas é importante não se esquecer desses dois grupos básicos.

Com essas dicas, é possível potencializar o efeito do treino com sua alimentação. Só não se esqueça de que ao longo do dia você também deve manter uma alimentação balanceada para garantir o efeito desejado. Além disso, não se esqueça de consultar sempre especialistas na área!

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Gostou das nossas dicas sobre como utilizar a alimentação pré e pós-treino a seu favor? Você pode receber muitas outras informações para conquistar o corpo dos seus sonhos. Para isso, é só continuar visitando o nosso Blog e nos seguir no Facebook e Instagram!

Bjs, Marcela Paim