Eventos 13jan

SELAGEM SHELL INICIATIVA JOVEM

Postado por Marcela Paim

Ontem, 12 de Janeiro, aconteceu a Selagem do Shell Iniciativa Jovem, na qual eles premiaram os 34 empreendedores finalistas desse processo com um Selo do Programa que representa sustentabilidade.

Mas essa história começou bem antes…

O PROGRAMA

O Shell LiveWIRE International surgiu em 1982 no Reino Unido e a versão brasileira deste programa, o Shell Iniciativa Jovem, vem sendo desenvolvido desde 2001 na cidade do Rio de Janeiro. É feita uma seleção de jovens entre 20 e 34 anos que residam no Rio de Janeiro, com ensino médio completo e que tenham mentalidade e comportamento empreendedor.

Ao longo do ano é oferecido um programa de aceleração gratuito, que conta com um time de voluntários, parceiros e mentores experientes, para que seja possível tirar sua empresa sair do papel. Eles tem como base estimular o ecossistema empreendedor e a sustentabilidade em busca de um Brasil melhor.

O programa é divido em três fases:

  1. Laboratório de idéias

Etapa inicial de seleção de ideias | negócios, em que será avaliada a viabilidade dos projetos e o comportamento empreendedor (em consonância com os critérios do Programa).

São três, as fases do processo de seleção.

Fase 1 – Entrevistas Individuais: Compreensão do negócio e motivação empreendedora
Fase 2 – Dinâmicas em grupo: Atividades em grupo que estimulam a interação, a criatividade e a inovação dos participantes
Fase 3 – Demo Day: Apresentação de ideias | negócios

  2. Oficina de projetos

Nessa etapa o foco é na modelagem e validação da ideia | negócio. Todo o trabalho será desenvolvido para que o empreendedor tenha em mãos um protótipo de um negócio de alto impacto.

3. Fábrica de negócios

Etapa em que o empreendedor irá construir o plano de negócio do seu empreendimento, com o apoio de mentores e consultores. O empreededor será incentivado a testar e verificar a aderência do negócio no mercado. Esta última etapa pretende, essencialmente, viabilizar o seu negócio tendo, ao final de 5 meses, sua empresa legalizada e em pleno funcionamento.

MINHA TRAJETÓRIA NO INICIATIVA JOVEM

Em 2015, o Marcio, meu noivo, havia participado do programa e eu tinha acompanhado a trajetória dele nos bastidores e achei super bacana.

Quando resolvi viver de (e para) o Noivas na Medida, tive certeza de que eu deveria me inscrever também. Principalmente por não ter sócios, as vezes acaba sendo meio solitária a vida de empreededora, e eu achava que no Shell Iniciativa Jovem eu encontraria a rede de apoio que eu precisava naquele momento.

Me inscrevi em Janeiro de 2016 no site, e em 16 de Fevereiro fui chamada para a primeira entrevista junto com outros 750 candidatos. Foi tenso, mas gostoso encarar que a partir de agora o Noivas na Medida era o meu maior projeto e acho que foi esse brilho nos olhos que me fez passar para a segunda etapa.

No meado de Março chegou um e-mail dizendo que eu estava apta para a dinâmica de grupo e essa etapa aconteceu em duas 3as feiras, com muita interação com os outros empreendedores e facilitadores da atividade.

Todas as etapas eram eliminatórias, mas fui chamada para a 3a etapa: o temido DEMO DAY!

Nessa etapa, nós tínhamos 3 minutos para fazer o pitch da nossa empresa para uma banca e outros empreendedores.

Em Abril recebemos o resultado dos 81 selecionados para começar o programa e foi a vez de termos uma aula experimental que aconteceu no auditório do IBMEC. Foi super legal reunir todo mundo e também ouvir histórias emocionantes de superação de outros empreendedores que já passaram pelo programa.

Depois disso ainda tivemos um dia lindo com o Fabio Muller no Rio Criativo, e aí começaram para valer as aulas. No inícios fomos divididos em turma A e B e havia aula pelo menos 2x na semana. E falamos sobre marketing, finanças, empreendedorismo, design thinking, pesquisa de mercado e muito mais.

No meio do ano, houve a Feira de Negócios, na qual todos os empreendedores poderiam mostrar um pouco do seu trabalho com um pequeno stand e muita criatividade, e poderiam ganhar um prêmio no final.

Havia o prêmio popular, que era votado pelos participantes da feira e os prêmios que eram escolhidos pelos executivos da Shell e do CIEDS.

O Stand do Noivas na Medida foi montado com um video contando um pouco da nossa trajetória e tivemos também uma noiva desfilando pela feira e falando da sua experiência com o programa.

Ao final da feira, conquistamos o prêmio de Primeiro Lugar pelo voto do Programa Shell Iniciativa Jovem e recebemos o troféu e um cheque de R$8.000 reais!

Utilizamos esse investimento para realizar o nosso grande projeto do Aplicativo Noivas na Medida  e foi lançado em Novembro. #orgulho

Depois dessa etapa, vivenciamos a Fábrica de Negócios, mentoria e o Plano de Negócios. Além de entregar o plano escrito, apresentamos para a banca final, junto com a declaração de ética e sustentabilidade da nossa empresa e também os documentos comprobatórios.

E sim, nós passamos!!! Foram 34 empreendedores selecionados para receber esse Selo do Programa e entrar para a Rede Shell Iniciativa Jovem, e o Noivas na Medida está entre eles.

Ontem aconteceu a selagem no Ancoramar Restaurante com os empreendedores e seus familiares, além dos representantes do CIEDS, Shell e Iniciativa Jovem!

Foi um grande orgulho passar pelo Shell Iniciativa Jovem e ver como eu cresci como pessoa e como o Noivas na Medida cresceu como empreendimento. Nada seria possível sem a Equipe do Noivas na Medida e todo o apoio que recebi de amigos e familiares ao longo desse período!

Agora na rede é para crescer mais e mais! 2017 começou de uma forma super especial.

Boa sorte para todos e nunca desistam dos seus sonhos, quando você menos esperar eles podem se realizar! 🙂

Bjs, Marcela Paim