#ficadica 22maio

Série: Maio – o mês das noivas! – {Bem-casado} – Post 4

Postado por Marcela Paim

Chegou Maio! O mês das noivas! Um dos meses mais disputados para se falar de casamento!

Com a chegada de Maio estamos fazendo uma série aqui no Blog Noivas na Medida falando de alguns detalhes das tradições que envolvem o casamento e vamos liberar um post toda segunda-feira pela manhã sobre o assunto.

No Post 4 vamos falar sobre o por que da tradição do bem-casado e como não errar para servir esse mimo no seu casamento. Você sabe? Se quer saber mais sobre o assunto,  vem com a gente…

Sem dúvida, eles são os doces mais disputados do casamento. Os bem-casados chegaram ao Brasil na época da colonização, vindos de Portugal, onde a iguaria leva o nome de casadinhos. De origem portuguesa, o bem-casado possui mais de 100 anos de existência e é um doce tradicional em festas de casamento.
acucar-confeiteiro-bem-casado-650x325

Segundo a tradição, o doce deve ser servido ao final da festa de casamento para cada convidado, a fim de trazer sorte e prosperidade aos recém-casados.

bem-casados-noivas-na-medida-2

O convidado, ao receber o bem-casado, estará sendo abençoado com a mesma felicidade do casal ao fazer um pedido antes da primeira mordida.

O docinho simboliza a união e o compromisso entre o casal, com duas massas de pão-de-ló unidas pelo doce de leite. Da mesma forma que as duas partes de pão de ló que formam o bem casado são unidas pelo doce de leite, o doce representa duas pessoas que, apesar de serem diferentes e únicas, podem se tornar uma só através do amor e do respeito mútuo.

bem-casado-noivas-na-medida-3

Hoje em dia, o bem-casado é uma das tradições mais deliciosas e chiques que existem, e são oferecidos não só no casamento, mas também nos mais diversos momentos:

Casamentos: Para dar sorte ao casal e aos convidados;
Nascimento: Dar as boas vindas ao bebê desejando-lhe vida feliz e saúde;
Empresas: Prosperidade e fortuna;
Debutante: Para compartilhar a juventude eterna;
Aniversários: Para comemorar os anos bem-vividos;
Bodas: Para compartilhar a união feliz e o amor eterno.

A receita é simples: trata-se de um bolinho redondo, feito de farinha de trigo, geralmente recheado de doce de leite ou baba de moça e coberto de açúcar. Na sua versão mais tradicional, esse docinho costuma ser embalado em papel crepom, preso por uma fita de cetim. A cada dia se renovam, ganhando sabores surpreendentes e recheios variados, como brigadeiro, beijinho e, mais recentemente, geleia de frutas vermelhas.

bem-casado-noivas-na-medida-4

Em muitos casamentos, os bem-casados saíram da mesa de doces e ganharam status de lembrancinhas, quando costumam ser embalados em elegantes caixinhas de metal, acrílico, vidro, madeira, etc. Uma opção simpática e econômica!

bem-casado-noivas-na-medida-5

bem-casado-noivas-na-medida-7

Mesmo nas recepções mais simples e informais, como Coquetéis, Brunchs ou o famoso Bolo e Champanhe, os simpáticos docinhos marcam sua presença. A forma de entregar os bem-casados aos convidados vai depender da intenção dos noivos. Se forem usados como lembrancinhas, será preciso controlar a quantidade. Assim, é melhor encarregar alguém para entregar o docinho na saída dos convidados ou colocá-los nas mesas, antes da recepção. Os bolinhos também podem ser distribuídos durante a recepção, como sobremesa, ou serem colocados em um aparador para que os convidados se sirvam à vontade, no decorrer do evento (nesse caso, capriche na quantidade: de dois a três por convidado!).

bem-casado-noivas-na-medida-7

Para encomendar o seu bem casado, de 2 a 3 meses antes é suficiente para que o fornecedor se planeje e consiga atender a quantidade solicitada. Vale pensar que alguns meses são mais concorridos que outros, por isso a antecedência é importante.

Hoje algumas empresas se especializaram em preparar as embalagens dos bens casados de forma diferente e personalizada. Normalmente os noivos escolhem tons da palheta de cores da decoração para o material que vai envolve-lo, mas vale deixar a imaginação e o bom gosto mandarem.

bem-casado-noivas-na-medida-8

bem-casado-noivas-na-medida-10

bem-casado-noivas-na-medida-11

bem-casado-noivas-na-medida-12

Devido a uma tendência de pessoas cada vez mais preocupadas com o corpo e principalmente com a saúde, também existe opções de bem-casados sem glúten.

E nós vamos ensinar você a fazer essa receita deliciosa e super fácil. Claro, que não é uma receita light…mas como muitas pessoas precisam cortar o glúten, fica como mais uma opção deli para esse momento lindo do casamento:

˜Bem-Casado Sem Glúten˜

Ingredientes:

Massa:

  • Uma xícara de farinha sem glúten
  • Duas colheres de sopa de óleo de coco
  • Duas colheres de sopa de adoçante culinário
  • Um ovo grande (sem a pele)
  • Uma clara de ovo
  • Uma colher de chá rasa de essência de baunilha

Recheio:

Captura de Tela 2016-05-23 às 00.22.44

Como fazer?

1 – Misture todos os ingredientes, comece pelos líquidos e depois acrescente os sólidos

2 – Estique a massa sobre uma superfície emfarinhada, usando um rolo

3 – Corte pequenas bolachas usando uma tampinha ou um copo

4 – Asse em forno pré-aquecido em fogo médio (180°) por 9 minutos

5 – Depois de assar, retire com cuidado da forma

6 – Passe o doce de leite com uma colher de chá e junte as duas partes 

bem-casado-forno

Gostou dessas dicas sobre como surgiu o bem casado  e como servi-los no seu casamento sem erro?! Se sim, deixe seu comentário pois vamos amar ler! 🙂 Se tiver alguma dúvida sobre o tema, também pode mandar sua pergunta.

Bjs, Marcela Paim