#ficadica 18abr

Tecnologia a favor da balança: Aplicativos para ajudar a emagrecer!

Postado por Marcela Paim

Eles funcionam como um diário, um coach e até uma melhor amiga. Dão dicas de saúde, informam a quantidade de calorias dos alimentos, auxiliam na escolha das atividades físicas e até sugerem receitas fit para auxiliar no seu processo de emagrecimento.

Claro, que nenhum desses app ou sites substituem a presença de um profissional gabaritado ao seu lado. Afinal, o profissional vai adaptar o treino ou a alimentação ao que você realmente precisa para alcançar o seu objetivo, sem qualquer prejuízo ou risco de se machucar ou exagerar na dose. Mas os app podem sim te ajudar a sair da inércia e começar a sua mudança para conquistar os seus objetivos principalmente para a perda de peso.

Ontem falamos da vantagem de ter um app para aumentar o seu consumo de água e você pode rever esse post clicando aqui. Hoje vamos dar dicas de como a tecnologia pode te ajudar nesse processo de conquistar o copo dos seus sonhos e ficar ainda mais linda no vestido de noiva.

A Universidade North Shore, nos EUA, acompanhou a dieta de 69 pessoas obesas ou com sobrepeso e dividiu os participantes em dois grupos. Todos frequentavam sessões com médicos, nutricionistas e psicólogos, mas apenas uma parte deles teve o auxílio da tecnologia durante o processo. A conclusão desse estudo foi que aqueles que usaram programas e aplicativos para auxiliar neste tempo perderam cerca de 4 quilos a mais ao final de um ano.

Então vamos conhece-los….

App para ajudar na dieta:

1 Dieta e Saúde: é um dos mais completos. Você informa seu peso e meta e ele sugere um cardápio dizendo os pontos de cada alimento e mostra a evolução do seu peso e da dieta ao longo dos dias.


2My fitness pal: 
Para quem busca interatividade, esse app, além de sugerir receitas, também oferece a opção de postar nas redes sociais, em tempo real, a dieta e os exercícios realizados. Nele você pode controlar o seu consumo total diário em número de calorias e compartilhar os seus objetivos.


3PumpUp: 
Esse app é uma rede social fitness. É bem legal de ver gente do mundo inteiro te apoiando e incentivando quando você posta sua alimentação ou uma foto no pós exercício. Ele permite curtidas, comentários e gera uma rede social de incentivo para quem está na batalha assim como você.

4Calculadora de calorias: Você informa quanto quer perder o programa calcula a cota de calorias que devem ser ingeridas por dia. Além disso ele te dá dicas de exercícios e alerta quando você deve beber água.

5Nutrabem: Ele possui uma lista com mais 2 mil alimentos e receitas e você pode simular o que será ingerido
para qu eo programa sugira alterações.

6TactioSaúde: O que amamos nesse app é a preocupação com a saúde. Você tem que inserir dados sobre a sua história familiar, glicose, pressão arterial, gravidez e muito mais. Ele te acompanha com gráficos e notificações durante todo o processo rumo ao seu objetivo.

7Dieta assistente: É como se você carregasse a sua nutri na palma da mão. IMC, lista de compras, receitas e ainda permite um troca troca de informações entre os usuários.

8Visual diário de dieta: Um dos melhores para acompanhar e se manter animado com a dieta. Através do registro de fotos e das medidas é possível acompanhar a evolução do seu emagrecimento.

9Tecnonutri: Primeiro você registra suas informações como sexo, idade, altura, peso e objetivo. Depois ele usa essas informações para estipular as calorias necessárias or dia e sugere um cardápio para sua dieta.

10 Minhas receitas light: Para quem precisa de criatividade na hora de cozinhar, esse app pode ajudar e muito. As receitas normalmente são com pouco açúcar e calorias.

11Mealsnap: Esse é um dos tops na nossa lista! Basta tirar uma foto do prato que ele calcula a média de calorias que você está consumindo e possíveis deslizes.

12Libra: Todo dia ele avisa que está na hora de pesar. Através desse registro, um gráfico é montado e mostra as variações e também mostra estatísticas mensais sobre o controle de peso.

img-1025413-tim-danca

 App para ajudar a se movimentar:

1Bt Fit: O app da rede bodytech mostra que não há desculpa e que você pode se exercitar em qualquer lugar e a qualquer hora. Eles mostram aulas coletivas e treinos de cerca de 15 minutos que você pode acessar para ajudar a se exercitar. Você também pode ter um personal trainer online que faz um treino sob medida para você e acompanhar sua evolução.

2Nike + Running: Para corredores, registra a distância, a velocidade e o tempo do treino. Permite também que o mapa do trajeto seja compartilhado nas redes sociais.

3Runtastic: Indicado para corredores, também fornece curiosidades como a maior e menor altitude de cada percurso, e a velocidade mínima e máxima do seu treino. Também serve para outras atividades como ciclismo, basquete, artes marciais, caminhada, crossfit, dança, entre outras. A versão pró pode contar com um frequencímetro que mede até sua                    FC máxima durante o exercício. Este equipamento é comprado separadamente.

4Adidas Micoach: Quase um personal ! Através do GPS do celular, mede a distância e o ritmo da corrida, além do tempo e das calorias gastas. Também tem um treinador virtual que vai puxando os treinos {em inglês}.

5Daily Yoga: Até quem nunca fez uma aula de ioga, vai se sentir um expert no assunto. As séries tem diferentes níveis de dificukdade e podem ser acompanhadas pela trilha sonora sugerida pelo próprio aplicativo. Puxe o seu tapetinho e vamos lá.

6Stretchexercices: O foco são os exercícios de alongamento e relaxamento, para trabalhar a flexibilidade antes dos exercícios físicos ou diminuir as dores musculares depois.

7Sports Tracker: Cria planos de treinamento bem personalizados para quem faz ciclismo, corrida, caminhada ou qualquer atividade baseada em distâncias.

8Gain Fitness: Para quem gosta de variar as atividades físicas, disponibiliza treinos com base em mais de setecentos exercícios, que depois podem ser acompanhados pelo site do programa.

9Endomondo: É compatível com os frequencímetros  e registra em tempo real sua performance em diversas atividades, mostrando o tempo, velocidade, distância e calorias gastas.

10 Instant heart rate: Consegue calcular a frequência cardíaca sem o uso de qualquer outro equipamento.

11Virtuagym: Ótimo para quem viaja muito ou sempre treina em locais diferentes. Esse app tem mais de 500 exercícios diferentes, permitindo que o usuário se exercite em qualquer lugar.

12Sworkit:Permite que você personalize e reproduza videos de exercícios personalizados. Você pode escolher entre força, cardio, ioga ou alongamento e o tempo que você tem para realizar a atividade.

Bom,  meninas…mais uma vez gostaria de reforçar que nada substitui um profissional montando um plano e uma reeducação alimentar para você e feito com as suas necessidades. Mas até para complementar essas orientações personalizadas esses aplicativos podem te ajudar.

Caso você já tenha alguma condição de saúde ou sente algum desconforto quando realiza alguma atividade física, procure seu médico antes de continuar para averiguar que está tudo certinho com você para poder alcançar o seus objetivos com saúde e bem estar.

Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, pode colocar aqui nos comentários que nós vamos adora ler! Você tem algum app para indicar? Escreve aqui embaixo também! <3

Bjs, Marcela Paim