Dica da Nutri 11maio

Temperos que substituem o sal e deixam sua comida deliciosa!

Postado por Marcela Paim

O Sal é um grande problema da alimentação moderna. Às vezes quase caímos para trás quando vamos conferir a quantidade de sódio nos rótulos e embalagens dos produtos que consumimos e temos dificuldade de fugir dele quando vamos cozinhar também.

Mesmo quando já tem sal na comida, muita gente tem a mania de colocar uma boa pitada de sal para temperar. Com isso a quantidade de sódio que consumimos só aumenta e corre risco de causar aumento da pressão arterial e até sobrecarregar os rins.

Porém, manter o sal longe do prato ou pelo menos diminuir a sua quantidade nas receitas, pode ser mais tranquilo do que você imagina.

Nesse post, vamos te ensinar a substituir o sal por outros temperos naturais e dar ainda mais sabor as suas preparações.

Alho e Cebola:

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São os acompanhamentos básicos de quase todos os nossos pratos e fazem muito bem a nossa saúde. O alho, por exemplo, contribui para a diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol. Já a cebola inibe a ação de algumas bactérias e fungos prejudiciais ao nosso organismo e diminui os riscos de trombose e aterosclerose. A dupla também ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, estômago, próstata e fígado. Ou seja, além de darem um gostinho especial, ajudam a nossa saúde.

Sálvia:

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A Sálvia é usada como condimento e como planta medicinal por sua ação anti-inflamatória e por ser estimulante da digestão.  É indicada nos casos de falta de apetite, edema, afecções da boca, afta, tosse e bronquite. Fica ótima com massas e aves. Você pode utilizar ela inteira ou em pó para obter seus efeitos.

Alecrim:

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O Alecrim tem um cheirinho inconfundível { e delicioso}. Além de perfumar o seu prato e a cozinha, dá um gostinho leve e especial quando usado na preparação de carnes vermelhas ou peixes. No arroz e em sopas é uma boa pedida também. Além das batatas…Nós já ensinamos uma batata “frita”com alecrim, lembram?  “Além disso tudo, o alecrim combate o vírus da gripe e previne doenças dos rins, da retina e catarata.

Manjericão:

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Você provavelmente já a usou diversas vezes e seu gostinho inconfundível é o toque que falta em molhos vermelhos, tortas, saladas ou no clássico molho pesto. O manjericão, além de muito gostoso, é amigo do sistema cardiovascular e acalma os espasmos da digestão. Quando utilizado em grandes quantidades, é um ótimo antigripal e fortificante.

Salsinha:

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A salsinha pode ser usada desidratada ou em folhas frescas e confere aos pratos um sabor leve e agradável, além é claro, de também ser uma aliada do nosso organismo, pois a salsa combate doenças do coração e dos rins.

Cebolinha:

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As folhas frescas têm um agradável e suave sabor da cebola, sendo especialmente utilizadas cruas em saladas, em pastas de queijo fresco e também em pratos de ovos e queijo. A cebolinha é também muito apreciada no molho tártaro.Usa-se os talos em saladas de verduras e de batatas, omeletes e vários outros pratos com ovos. Podem ainda ser salpicados em sopas, batatas assadas, purê de batata  ou servidos crus na decoração de pratos.

Cheiro Verde:

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Você sabia que cheiro verde é salsinha + cebolinha? rs Muitas vezes recebemos dúvidas como essa e temos relatos até de gente que dá um Google no supermercado para não confundir os temperinhos… 🙂 Como isso é suuuper comum…fica mais essa dica para vocês! É  rico em vitaminas  A, C  e   E, além de fibras, cálcio, fósforo e ferro. A salsa além de diurética, afina o sangue, evitando assim doenças cardiovasculares. Seus componentes químicos agem na circulação. Eles impedem a formação de coágulos que podem causar derrames e outros problemas de saúde.

Pimenta:

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Há quem ame e quem não viva sem, há quem odeie mas goste para dar aquele gostinho na comida. Mas, o importante é saber que a pimenta é muito mais do que um sabor afrodisíaco. O sabor ardido é por causa da capsaicina, substância antioxidante de ação curativa. Além de prevenir alguns tipos de câncer e de reduzir o colesterol ruim (LDL) do sangue, a pimenta também acelera o metabolismo e, por isso, auxilia no emagrecimento. Top, né?

Coentro:

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Tantos as folhas como as sementes do coentro são ricas em ferro e vitamina C, alivia indigestão e tem poder calmante.

Estragão:

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Apesar de não muito popular, o estragão pode ser facilmente encontrado nas lojas de temperos ou até em supermercados. Suas folhinhas são parecidas com erva-doce. Ele tem um sabor levemente adocicado e tem como efeitos aliviar a cólica menstrual e auxiliar na digestão.

Hortelã e Menta:

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Estas duas plantas tem sabores muito parecidos e, por isso, ambos caem muito bem como complemento de peixes, carnes e molhos. Além de refrescantes, são ótimas para a digestão e proporcionam alívio para crises de bronquite, cólica estomacal e intestinal, dores, gripes e tosses. Com o tempo seco, o temperinho cai muito bem.

Louro:

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Caldinhos de feijão, sopa de legumes e carnes recheadas ficam com um sabor todo especial quando acrescentamos duas ou três folhinhas de louro {não vale exagerar, ok?} . Além de perfumar, os chás das folhas de louro proporcionam alívio contra gases!

 Orégano:

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Não é só na pizza que o orégano é bem-vindo.  O segredo é colocar apenas uma pitadinha de orégano combinada com outros ingredientes para dar um sabor agradável a sua preparação. As folhas de orégano fresco dão ainda mais aroma ao prato.

 Tomilho:

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Esta erva é muito versátil porque pode ser usada em praticamente tudo na cozinha. Sem contar que é bom para aliviar distúrbios intestinais e prevenir inflamações. Além de muito saborosa, a plantinha é também muito bonita com suas folhas verdes em formato de coração e pequenas florzinhas. Por isso, além de usá-la como tempero, vale também investir na decoração do prato.

Gostou dessas dicas para diminuir o consumo de sal e aumentar o sabor na cozinha? Deixe seu comentário para a gente! Vamos amar saber!!!

Bjs, Marcela Paim