Dica da Nutri 12abr

Verdades e Mitos sobre o Carboidrato!

Postado por Marcela Paim

Os carboidratos se dividem em dois grupos – os simples e os complexos – e fazem parte de uma dramática história de amor e ódio entre as pessoas que querem perder peso.

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Hoje vamos desvendar os principais mitos e verdades sobre o Carboidrato! Vamos lá ?

Comer carboidrato à noite engorda

1Cada grama de carboidrato oferece 4 calorias, independente do horário em que são consumidos. Mas o que complica é que durante o sono a digestão é bem mais lenta e com isso não é recomendado consumir refeições mais pesadas antes de dormir.

É possível eliminar carboidratos da dieta sem qualquer prejuízo

1Os carboidratos devem representar entre 45 e 65% da nossa ingestão calórica diária. Se você não consumir um mínimo de carboidrato diário pode sentir fraqueza, mal estar, toturas, entre outros sinais e sintomas nada agradáveis. Além disso, na falta do carboidrato o nosso corpo começa a retirar energia das proteínas do organismo que no caso são os músculos.

Carboidratos complexos são tão importantes como os carboidratos simples

2Dependendo das circunstâncias os carboidratos simples ou complexos oferecem o mesmo número de benefícios. Acontece que os carboidratos simples são digeridos e absorvidos rapidamente e são indicados para situações que precisamos de energia de forma rápida. Os carbs complexos são digeridos e absorvidos de forma mais lenta e com isso são utilizados para fornecimento de energia a longo prazo.

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Comer somente carboidratos em uma única refeição é mais saudável

1Uma refeição equilibrada deve conter carboidrato, proteínas e gorduras em proporções adequadas para ser mais nutritiva e saudável e com uma diversidade nutricional maior.


Carboidratos simples têm alto índice glicêmico

2O índice glicêmico indica a velocidade com que o carboidrato cai na corrente sanguínea e, consequentemente, eleva a glicemia estimulando a liberação de insulina. Quanto maior essa velocidade, maior o índice glicêmico.

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2Alimentos com alto índice glicêmico são perigosos para os diabéticos

Alimentos com alto índice glicêmico são rapidamente absorvidos provocando o aumento da glicemia. Em uma pessoa que possua diabetes tipo 2 isso pode ser bem problemático, já que a liberação e a resposta da insulina é ineficiente para promover a entrada da glicose na célula, levando o acúmulo da glicose na circulação. A pessoa pode chegar a sentir mal estar e até chegar a um como hiperglicêmico {= aumento da glicemia}. Caso esta pessoa já utilize a insulina, isso acaba sendo regularizado pela medicação, mas não se deve abusar.

2Todas as frutas são fontes de carboidrato

Yes! As frutas são fontes de frutose {que é um tipo de carboidrato!} que atua gerando energia para o seu corpo. Algumas frutas tem maior teor de carboidrato que outras, mas todas contêm carbs.

1O carboidrato da fruta é saudável

Apesar das frutas serem consideradas alimentos saudáveis e nutritivos, não são a fonte mais saudável de carboidratos. As frutas apresentam frutose e fibras que são essenciais para o bom funcionamento do intestino e sensação de saciedade. Os carboidratos dos cereais integrais {como arroz, aveia, trigo, centeio e etc}, podem ser considerados tão saudáveis quando o das frutas, apesar delas terem outras propriedades importantes para o consumo humano.

1Carboidratos são o principal responsável pelo ganho de peso e dificuldade para emagrecer

Quando consumidos em excesso, os carboidratos podem favorecer o ganho de peso, devido ao aumento das calorias, mas isso também acontece com as gorduras {principalmente!} e proteínas, quando são consumidas em excesso. O culpado do aumento do peso é o alto consumo de calorias que ultrapassam as necessidades do organismo e a falta de mecanismos para queimar essas calorias.

Aprendeu um pouco mais sobre as verdades e mitos dos carboidratos?

Conta para a gente nos comentários…Amamos saber que vocês estão acompanhando!

Bjs, Marcela Paim