Dica da Nutri 11out

Você sabe o que são alimentos funcionais?

Postado por Marcela Paim

Para melhorarmos nossa qualidade de vida e mantermos uma rotina tranquila e saudável, devemos priorizar uma alimentação nutritiva e balanceada, fazendo sempre as melhores escolhas. Sendo assim, nada melhor do que incluir em nossa dieta alimentos com propriedades funcionais que se destacam por desencadear efeitos benéficos à saúde.

Hoje vamos falar sobre os alimentos funcionais, que podem e devem ser acrescentados na dieta sem medo. Confira!

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O que são alimentos funcionais e quais os seus benefícios?

São alimentos que, além de suas funções nutricionais básicas, quando consumidos na alimentação diária, trazem muitos benefícios à saúde e estão associados à diminuição dos riscos de algumas doenças.

Os alimentos funcionais podem oferecer diversos benefícios à saúde, como prevenção e redução de doenças cardiovasculares, diminuição da absorção do colesterol, efeito antioxidante, prevenção de câncer, manutenção de uma boa visão, prevenção de doenças autoimunes, alívio dos sintomas da menopausa, entre outros.

Quais os principais alimentos funcionais?

Cada alimento funcional possui suas propriedades nutricionais e características distintas. Sendo assim, confira a seguir alguns desses alimentos e o que eles podem oferecer de benéfico à sua saúde!

Peixes de águas frias com alto teor de gordura – Ácidos graxos, Ômega 3

Atuam na prevenção e controle de doenças autoimunes e inflamatórias, e também na prevenção de doenças cardiovasculares. Consuma, pelo menos, duas vezes por semana e dê preferência pelo preparo grelhado.

Azeite de oliva extravirgem – Polifenóis, Ômega 3

Poderoso antioxidante que age na saúde beneficiando o fígado, evitando a prisão de ventre, ajudando a dissolver os depósitos de colesterol LDL (ruim), prevenindo contra a osteoporose, controlando doenças autoimunes e inflamatórias, entre outros. Consuma, por dia, duas colheres de sopa sobre a salada, no almoço e no jantar.

Uva, morango, chá-verde, chá-preto – Catequinas

São poderosos antioxidantes e atuam na prevenção de alguns tipos de câncer. O ideal é consumir as frutas três vezes ao dia. Já o consumo dos chás preto e verde deve ser evitado à noite e o ideal é ingerir por dia 3 xícaras de 200 ml.

Alho e cebolas – Sulfetos alílicos (alil sulfetos)

O consumo regular ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e estimula a produção de enzimas protetoras contra o câncer gástrico.

Milho, trigo, soja, óleos vegetais – Esteróis, estanóis vegetais

Favorecem a redução da absorção do colesterol e reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

Linhaça – Lignanas

Inibem tumores hormônio dependentes. Consuma uma colher de sopa pela manhã ou pela tarde, podendo ser sobre um iogurte ou misturada ao suco.

Tomate, goiaba, melancia – Licopeno

Possuem ação antioxidante, agem na redução do risco de doenças cardiovasculares e ainda protegem contra o câncer, principalmente o de próstata. O tomate pode ser consumido em molhos e a goiaba e a melancia em três porções diárias.

Grãos integrais, frutas e vegetais em geral – Fibras/Prebióticos (fibras insolúveis e solúveis frutooligossacarídeos, etc.)

Melhoram o funcionamento intestinal, além de reduzirem o risco de câncer do cólon e controlam o colesterol. Nas refeições, opte por massas, pães e cereais integrais. Consuma vegetais, no mínimo, três vezes por semana e busque uma variação na coloração desses alimentos.

Leites fermentados, iogurtes – Probióticos (bifidobactérias e lactobacilos)

Melhoram a saúde intestinal, reduzem o risco de câncer do cólon e ainda contribuem para diminuir a intolerância à lactose. Consuma diariamente leites e iogurtes com lactobacilos.

Para obter os benefícios dos alimentos funcionais, é necessário que eles sejam consumidos regularmente, fazendo parte da alimentação diária. Mas, vale lembrar que de nada adianta consumir alimentos saudáveis se por outro lado houver o consumo de açúcar e sal em excesso, bem como frituras e alimentos gordurosos, que tanto prejudicam a saúde.

Então, que tal incluir em sua dieta, desde já, esses alimentos funcionais? Como você pode ver, são opções que só lhe farão bem e são fáceis de serem incluídas na sua rotina alimentar.

 

E aí, gostou do artigo? Esclareceu suas dúvidas sobre os alimentos funcionais? Deixe seu comentário e conte o que achou.

Bjs, Marcela Paim